Cultura & Lazer Titulo
Autor de ‘Chiquita Bacana’, Braguinha morre aos 99
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
24/12/2006 | 14:37
Compartilhar notícia


Morreu no fim da manhã de domingo, véspera de Natal, o cantor e compositor Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, aos 99 anos. Ele passou mal no sábado à noite e foi levado para o hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Rio, onde deu entrada com a taxa de glicose alta.

Braguinha era casado com Astréia, de 93 anos. Tinha uma filha, Maria Cecília, três netos e seis bisnetos. O compositor nasceu no dia 29 de março de 1907. Aos 16 anos, compôs sua primeira música e se tornou autor de sucessos como Carinhoso, em parceria com Pixinguinha, e Copacabana. Como não tinha base teórica em música, compunha assobiando melodias.

Ele também escreveu, adaptou e musicou diversas histórias infantis como Os Três Porquinhos, Festa no Céu e Chapeuzinho Vermelho – parte dessa produção integrou a famosa série Disquinho, de compactos de vinil.

Fez parte da chamada Década de Ouro do carnaval brasileiro nos anos 1930 e 1940 e, como João de Barro, compôs quatro marchas que se tornaram clássicos da música popular brasileira: Chiquita Bacana, As Pastorinhas, Touradas em Madri e Yes, Nós Temos Banana. (Com AE)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;