Cultura & Lazer Titulo
Biografia nao-autorizada de Lennon será publicada em junho
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 11:35
Compartilhar notícia


O jornalista nova iorquino Robert Rosen publica, em junho, através da editora norte-americana Soft Skull Press, uma ácida biografia nao-autorizada de John Lennon, intitulada ``Nowhere Man', dedicada especialmente aos últimos anos da vida do ex-Beatle assassinado, quando vivia em semi-reclusao, em Nova Iorque. A revista mensal britânica Uncut publica longos trechos do livro, em sua ediçao de maio.

Como material biográfico, Rosen teve acesso ao diário íntimo que Lennon escrevia. O jornalista conta que, quando o músico morreu, em dezembro de 1980, um dos empregados de Lennon, Fred Seaman, deu a ele o documento. Seaman se apropriou do diário sem que a viúva Yoko Ono se desse conta de sua existência.

Rosem afirma que já havia lido a maior parte do diário e começado a transcrevê-lo, quando Yoko Ono entrou em contato com ele, em 1982, para exigir a devoluçao do documento. Os dois chegaram a um acordo financeiro, o que levou Rosen a devolver o diário de Lennon à sua esposa e em troca - segundo ele -, Yoko Ono teria aceitado revisar o documento, na época, junto com o repórter.

O autor afirma que os advogados de Yoko Ono pediram a ele que submetesse o manuscrito do livro a cortes, antes de sua publicaçao, o que o levou a entrar em litígio no caso.

``Nowhere Man' (``Homem de lugar nenhum', título tirado da cançao dos Beatles composta por Lennon, em 1966) desmitifica a personalidade do artista, que já havia sido explorada na biografia escrita por Albert Goldman ``The Lives Of John Lennon' (``As vidas de John Lennon, publicada em 1988).

A nova biografia descreve Lennon em plena depressao, passando a maior parte de seu tempo confinado em casa. Conta também as dificuldades sexuais do casal Lennon-Ono. Segundo Rosen, em meados dos anos 70, Lennon, ao contrário da liberdade e do descompromisso que ele pregava, se sentia culpado por ter se mudado para Los Angeles, durante um longo período, com a secretária de Yoko, May Pang. De volta à casa onde morava com Yoko, em Nova Iorque, John Lennon continuou seu relacionamento com May Pang, o que o deixou dividido, com crises de depressao.

John Lennon foi assassinado, aos 40 anos, em 7 de dezembro de 1980 por Mark David Chapman, que foi condenado pelo assassinato e , por coincidência, está perto de receber sua liberdade condicional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;