Cena Política Titulo
Território a ser explorado
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
31/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O PSDB quebrou o cinturão vermelho instalado no Grande ABC há três décadas. Na eleição de outubro, elegeu quatro prefeitos, sendo três nas principais cidades da região – Paulo Serra em Santo André, Orlando Morando em São Bernardo e José Auricchio Júnior em São Caetano. Soma-se a esse retrospecto positivo a vitória dada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) no pleito de 2014, quando ele saiu vencedor em todos os sete municípios. Porém, com todos esses triunfos ficou lacuna de deputados do partido no Grande ABC. Dos seis deputados ainda da região, cinco são do PT – Luiz Turco, Luiz Fernando Teixeira, Ana do Carmo e Teonílio Barba (estaduais) e Vicentinho (federal) – e um do PPS, Alex Manente (federal). E é nessa brecha que deputados do PSDB de outras cidades querem atuar. Alguns parlamentares já se reuniram com vereadores do Grande ABC, propondo acordo político, de olho nos 2 milhões de votos na região. A tendência é que esse assédio aumente, uma vez que, até agora, os novos governos não apresentaram candidatos com forte potencial eleitoral. Já tem gente que aposta que a bancada regional se reduza ainda mais. E quem perde é o Grande ABC.

Não caiu bem

A nomeação da ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Maria Marlene Machado para a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Câmara de Diadema não repercutiu bem entre todos os vereadores. Parlamentares reclamaram pelos cantos da Casa de não terem sido comunicados anteriormente e também pelo fato de Marlene já ter seu espaço político na cidade: seu filho, Fernando Moreira Machado, é secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Diadema.

Filiação

Secretário de Trabalho e Renda no governo de Carlos Grana (PT), Cícero Martinha acertará sua filiação ao SD no dia 10, às 18h, na sede do Sindicato dos Borracheiros em Santo André, com a presença do deputado federal Paulinho da Força (SD). Sua chegada ao partido causou estremecimento com o ex-prefeiturável do SD e hoje secretário na gestão Paulo Serra (PSDB), Ailton Lima.

Sugestão

Agora ex-secretário de Obras da Prefeitura de Mauá, José Carlos Orosco Júnior (PMDB) teria indicado seu sócio, Gilberto João de Oliveira, para seu lugar no governo de Atila Jacomussi (PSB). Gilberto tem parceria com Orosco na empresa Jaw Energia & Saneamento. Atila ainda não bateu o martelo sobre o substituto do peemedebista na administração.

E eu?

Vereador de oposição em São Bernardo, Julinho Fuzari (PPS) expressou sua surpresa com a reunião entre o prefeito Orlando Morando (PSDB) e a bancada do PT na cidade, encontro esse realizado na semana passada. Morando alegou que foram os vereadores petistas que agendaram uma reunião com ele, para tratar de temas estritamente institucionais. O popular-socialista apresentou ofício solicitando audiência com o tucano datado de 9 de janeiro. Na pauta, discussão de obras e projetos para o município. Até agora a reunião não aconteceu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;