Internacional Titulo
Execuções sumárias em Cuba violam direitos humanos, diz HRW
Da AFP
12/04/2003 | 01:05
Compartilhar notícia


A execução de três seqüestradores em Cuba, depois de julgamentos sumários, "viola padrões básicos dos direitos humanos", denunciou a organização humanitária Human Rights Watch (HRW). Nesta sexta-feira, o governo cubano confirmou a execução de três homens que raptaram uma lancha de passageiros em 2 de abril para tentar chegar aos EUA.

A HRW reconheceu como graves os crimes dos condenados e admitiu que eles "podem ter merecido castigos severos". Mas a instituição rejeitou o uso da pena de morte e condenou a natureza sumária dos julgamentos e processo de apelações.

"Executar esses homens é, em si, uma violação dos direitos humanos e fazê-lo há menos de duas semanas de seus crimes mostra um flagrante desprezo pelo direito à defesa", disse José Miguel Vivanco, diretor-executivo da divisão americana da HRW.

A entidade ressaltou que as execuções aconteceram "num contexto de repressão em massa", marcado pela prisão de 75 dissidentes que foram condenados a penas de até 28 anos de prisão nas últimas semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;