Internacional Titulo
Coréia do Norte promete abandonar programa nuclear
Por Da AFP
19/09/2005 | 21:31
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte se comprometeu nesta segunda-feira a abandonar o programa nuclear, retornar ao TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) e melhorar progressivamente as relações com os Estados Unidos. O comunicado foi divulgado depois da quarta rodada de negociações multilaterais e acabou com um bloqueio das discussões que durou três anos. No entanto, as negociações não foram dadas por encerradas.

Ao declarar sua satisfação com o comunicado, o diretor da AIEA, Mohamed ElBaradei, afirmou que a agência pretende retornar o quanto antes à Coréia do Norte.

O documento também prevê uma normalização progressiva das relações entre Washington e Pyongyang. "Coréia do Norte e Estados Unidos prometeram respeitar mutuamente sua soberania, coexistir pacificamente e comprometer-se a normalizar suas relações de forma progressiva", acrescenta o texto, assinado nesta segunda-feira pelas seis nações participantes nas negociações (Japão, Estados Unidos, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Rússia e China).

O documento também reconhece o direito de Pyongyang de utilizar a energia nuclear com fins pacíficos, além de abrir a possibilidade para futuras negociações que possam permitir à Coréia do Norte o desenvolvimento de um reator de água leve.

A quinta rodada de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano acontecerá no início de novembro, informou uma rede de televisão nacional chinesa, que citou o chefe da delegação do país, Wu Dawei. O representante chinês acrescentou que a próxima série de negociações acontecerá durante os primeiros 10 dias de novembro.

Os seis países iniciaram na terça-feira da semana passada a quarta rodada de negociações, que haviam sido suspensas no dia 7 de agosto, depois da rejeição de Washington a um pedido de Pyongyang sobre o "direito incondicional" de utilizar programas nucleares com fins civis.

Condição - A Coréia do Norte afirmou nesta terça-feira que só abandonará seu programa de armas nucleares se receber um reator de água leve para a geração de energia, um dia após aceitar o desarmamento atômico em troca de ajuda e segurança.

"Os Estados Unidos não deveriam sequer sonhar com o desmantelamento da capacidade de dissuasão nuclear da Coréia do Norte antes de entregar os reatores de água leve, uma garantia concreta para estabelecer a confiança", declarou um porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores à agência de imprensa oficial Korean Central News Agency.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;