Economia Titulo
Rio: preços no comércio varejista têm maior alta em 1 ano
Por Do Diário OnLine
Com Agências
04/06/2004 | 15:17
Compartilhar notícia


O IPCV-A (Índice de Preços do Comércio Varejista Amplo) da cidade do Rio de Janeiro teve alta de 1,44% em maio. Trata-se da maior elevação desde abril de 2003, quando o IPCV-A ficou em 1,64%. Segundo dados da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), o resultado do mês passado levou o índice a acumular alta de 0,12% nos cinco primeiros meses do ano. A alta nos últimos 12 meses está em 0,94%.

Em relação a abril deste ano, quando o IPCV-A fechou em queda de 0,61%, todos os grupos pesquisados apresentaram alta nos preços – fato que também não se repetia desde abril do ano passado. O grupo Alimentação, que tem peso significativo na formação do índice, fechou maio em alta de 0,63%. O item vinha registrando variações negativas desde fevereiro deste ano.

O diretor do Instituto Fecomércio-RJ, Luiz Roberto Cunha, atribuiu o aumento excessivo dos preços à entressafra de alguns produtos, aliada à quebra de safra no Estado do Rio de Janeiro, "causada pelo inverno antecipado deste ano".

Apesar do peso dos produtos alimentícios, a maior alta foi verificada no grupo Veículos, que subiu 4,69% em maio, depois de ter fechado com deflação de 0,50% em abril. Automóveis usados (6,37%) e acessórios e peças (4,47%) foram os carros-chefes para a alta no item.

O grupo Despesas Pessoais apresentou a menor alta do mês: 0,35%. Em posição intermediária ficaram as altas nos grupos Saúde e Higiene Pessoal (2,33%), Manutenção Predial (1,02%), Artigos de Residência (0,66%) e Vestuário (0,44%).

Para compor o IPCV-Amplo, a Fecomércio-RJ coleta mensalmente 37.840 preços, de 1.892 produtos, em 720 pontos comerciais. O público-alvo é composto por famílias com rendimento de até 40 salários mínimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;