Nacional Titulo
RJ: Bope nega rebelião no Frei Caneca e diz que ocupação é 'normal'
Do Diário OnLine
Com Agências
06/06/2004 | 17:46
Compartilhar notícia


O Bope (Batalhão de Operações Especiais) da PM (Polícia Militar) do Rio de Janeiro ocupou neste domingo, pelo segundo dia consecutivo, o Complexo Penitenciário Frei Caneca. No sábado, os soldados foram chamados a intervir para acabar com a rebelião promovida pelos presos na unidade Milton Dias Moreira. Um soldado e dez detentos ficaram feridos.

O comando da PM se manifestou nesta tarde para explicar que a ocupação no Complexo Frei Caneca é 'normal' e ocorre somente por causa da greve dos agentes penitenciários do Estado, que estão parados desde a 0h de sábado. Vinte soldados são mantidos no local para exercer as funções que cabem aos carcereiros.

O Bope ainda negou que os presos da unidade Milton Dias Moreira tenham promovido qualquer confusão. O comando afirmou que as visitas foram mantidas neste domingo e ocorreram normalmente.

A PM também ocupa o Complexo Penitenciário de Bangu – o maior do Estado. Outros 20 soldados estão no local para substituir os carcereiros grevistas.

Guerra de informações - Pouco antes de a PM se manifestar sobre a operação no Complexo Frei Caneca, o Sindicato dos Agentes Penitenciários divulgou que os presos da unidade Milton Dias Moreira promoveram uma ameaça de quebra-quebra neste domingo por causa da suspensão das visitas.

De acordo com o sindicato, os detentos teriam queimado colchões e danificado as celas por causa do segundo dia sem visitas – a entrada de familiares dos presos foi suspensa no sábado por causa da rebelião.

Os agentes carcerários do Estado pararam por tempo indeterminado para reivindicar reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A categoria exige aumento de 72% e a contratação de mais 3 mil funcionários – há cerca de 1.600 carcereiros no Rio de Janeiro atualmente. O governo do Estado avalia que o percentual pedido pelos grevistas é muito alto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;