Cíntia Bortotto Titulo Recursos humanos
Ainda falando de autodesenvolvimento
Cíntia Bortotto
27/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dando continuidade ao nosso tema da semana passada, gostaria de abordar outros aspectos do seu autodesenvolvimento. Como falamos, o autodesenvolvimento é uma das maiores chaves para o crescimento na carreira, e ele depende somente de você.

Diversas habilidades podem ser desenvolvidas num processo como este, dependendo da área de atuação do profissional, é claro. No caso dos profissionais de vendas, por exemplo, é necessário ter boa comunicação, capacidade analítica para articular argumentário de vendas, boa capacidade de relacionamento e boa capacidade de escuta – estas últimas para ouvir e se relacionar com os clientes. Para desenvolver esse tipo de competência, é importante conhecer muito bem o produto que será vendido, ter sensibilidade, e isso pode ser desenvolvido acompanhando pessoas muito boas em vendas com essa capacidade. Elas podem contar como percebem as nuances dos clientes, o que ajuda quem está aprendendo a aguçar a percepção.

Já na área industrial, é importante ter boa habilidade com números, boa capacidade de raciocínio analítico e muita lógica. É uma área em que é importante fomentar a inovação, pois um simples ajuste em uma máquina ou um processo pode representar a economia de milhões. É necessário também demonstrar liderança, pois se trabalha com muita gente e é importante saber direcionar, motivar, enfim, gerir pessoas. Para aprender tudo isso, é importante escolher uma formação em exatas, pois ajuda com a lógica e o raciocínio analítico, além de cursos e leituras sobre liderança.

Pelo lado da empresa, mostrar para o funcionário que ele ganha com o autodesenvolvimento é função tanto do gestor quanto do RH (Recursos Humanos). Muitas empresas já consideram o autodesenvolvimento muito importante, seja porque a companhia não dá conta de desenvolver tudo o que quer e precisa em seus funcionários, seja porque parte desta responsabilidade é de fato de cada um, afinal, são as pessoas que sabem onde, como e em quanto tempo querem chegar.

O RH tem estimulado e disponibilizado recursos para autodesenvolvimento, que estão cada vez mais à disposição dos funcionários, por exemplo, livros, revistas, artigos, DVDs, CDs. Muitas empresas têm bibliotecas, ou mesmo na área de treinamento você pode encontrar esse tipo de recurso. Os gestores também têm papel importante quando sugerem novos projetos, desafios, necessidades de benchmarketing, ou estimulam mudanças de áreas.

Eu acredito que o autodesenvolvimento é uma das principais chaves do sucesso profissional, e procuro instruir tanto quem trabalha comigo quanto quem atendo em processos de coaching ou planejamento de carreiras a jamais deixar de investir em si mesmo. Portanto, aproveite para pensar em quais habilidades você precisa melhorar para alavancar sua carreira e corra atrás! 

Siga confiante e boa sorte!

Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em Dinâmicas de Grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;