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Mauá terá dois viadutos em Capuava
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
22/09/2005 | 08:23
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A Prefeitura de Mauá anuncia que, a partir de janeiro do ano que vem, vai erguer o Complexo Viário de Capuava. O projeto prevê a construção de dois viadutos sobre a estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), com o objetivo de desafogar o trânsito do bairro Capuava e imediações. A previsão é de que o complexo esteja pronto dois anos depois, em janeiro de 2008.

As obras custarão R$ 35 milhões. A primeira fase está orçada em R$ 15 milhões e será custeada pela Secretaria de Estado dos Transportes. Consiste na construção de um primeiro viaduto, que ligará a avenida Manoel da Nóbrega à rua José Garcia Sobrinho. Terá 400m de extensão e mão dupla. Os custos abrangem a sinalização viária. A estimativa é de que demore um ano para ser concluído.

A segunda etapa prevê a construção de um segundo viaduto com as mesmas dimensões do primeiro. Haverá uma ligação entre a avenida dos Estados, a rua Alpont e a avenida Rosa Kasinski até a avenida Papa João XXIII, passando pelo viaduto Juscelino Kubitschek. Serão feitas rampas de acesso na rua Alpont e na avenida Rosa Kasinski. A conclusão desta fase vai demorar um ano, de acordo com a Prefeitura.

Maquete – O projeto com a maquete foi apresentado terça-feira, pelo prefeito Diniz Lopes, para técnicos da CPTM e representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A intenção é que as obras do Complexo Viário de Capuava, além de aliviar o trânsito no bairro e entorno, aumente a segurança local, além de facilitar a circulação de pedestres e veículos. Os viadutos também integrarão bairros.

"Desde o início do governo, havia a preocupação de resolver a questão do trânsito em Capuava. Realizamos estudos no local e esperamos que esses viadutos solucionem o problema", afirma o coordenador da Secretaria de Serviços Urbanos de Mauá, o engenheiro Paulo Sérgio de Lima.

De acordo com o Lima, após a conclusão das obras, a CPTM pretende atender mais rápido aos usuários. "Haverá abreviação de espaço entre as composições (de trem). Hoje, esse tempo é de 12 minutos. Inicialmente, diminuirá para cinco minutos. Posteriormente, irá para três minutos. Com isso, haverá maior fluxo de pessoas e veículos no entorno da estação. Por isso, a necessidade de fazermos as obras, que absorverão toda essa demanda", explica o engenheiro.

As obras contarão também com serviços de modernização da estação Capuava. "A CPTM vai substituir a atual cancela sobre a linha férrea por moderna passagem de nível para pedestres", diz Lima. "Quando for realizada a duplicação da avenida Papa João XXIII, seja pelo Estado ou pela Prefeitura, em uma extensão de 4,5 km que a ligará ao Rodoanel, estará resolvido praticamente todo o problema de trânsito em Mauá", acrescentou o coordenador da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.




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