Internacional Titulo
Costa Rica apela a Corte Internacional em disputa com a Nicarágua
Da AFP
30/09/2005 | 11:19
Compartilhar notícia


A Costa Rica decidiu recorrer à CIJ (Corte Internacional de Justiça), principal órgão judicial das Nações Unidas, para resolver uma disputa com a Nicarágua por direitos de navegação no rio San Juan.

O recurso contra a Nicarágua foi apresentado na quinta-feira. O presidente costarriquenho, Abel Pacheco, havia anunciado na quarta-feira que levaria o caso à CIJ para que a mesma determinasse os direitos da Costa Rica em matéria de navegação no rio sob soberania nicaragüense. Como resposta à decisão costarriquenha, o presidente nicaragüense, Enrique Bolaños, determinou ao exército uma intensificação das patrulhas ao longo da fronteira sul com a Costa Rica.

O conflito começou em 1998 quando o presidente da Nicarágua na época, Arnoldo Alemán, proibiu que patrulhas armadas da polícia da Costa Rica navegassem no rio San Juan, que vai do lago Nicarágua até o mar do Caribe, uma distância de 200 quilômetros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;