Economia Titulo
Declaração em formulário deve ter rascunho
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
19/04/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Quem optar por entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física em formulário deve fazer um rascunho antes do preenchimento final para evitar erros.

De acordo com consultores da IOB Thomson, o contribuinte também deve refazer os cálculos antes de enviar o documento e ainda preencher o formulário à máquina ou à mão, em letras de forma. O formulário pode ser entregue somente nas agências dos Correios, com custo de R$ 3,40.

Dúvida IR - A seguir, outros questionamentos sobre a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007, ano-base 2006.

Quitei um veículo em 2006 (que havia comprado em 2004) e o vendi no mesmo ano. Dei este carro como entrada em um veículo novo na concessionária e repassei o valor no comprovante de propriedade para o novo dono. Como devo lançar essa venda e compra do veículo?
Edson Tanno – Palmital
Na ficha de Bens e Direitos deverá ser informada a aquisição do novo veículo da forma que procedeu, com os dados completos do vendedor. E, também, na venda, informe os dados completos do comprador, bem como a forma que você vendeu o carro.

Faço várias declarações todos os anos e tenho uma deste ano que não consigo gravar para enviar à Receita. Já fiz todos os testes, preenchi em outro computador, deletei, preenchi novamente e nada. Quando peço para gravar, o programa não responde. Por favor, se possível, ajudem-me, senão terei de fazer em papel e ai não sei o que acontecerá.
Sebastião Jesus Infante - Santo André
Será que a versão usada não é a de testes? Você deve verificar no site da Receita Federal ou no item ajuda do próprio programa se há alguma sugestão para esse problema.

Pago mensalmente o plano médico dos meus pais. O meu pai faz a declaração própria, porém o valor que ele recebeu no período de 2006 foi abaixo do mínimo obrigatório (seria isento). Posso lançar o valor que pago de plano médico no meu IR e lançar o rendimento dele (aposentadoria) no Imposto não Tributável?
José Alberto Garcia - São Bernardo
Você só poderá abater de sua declaração o plano de saúde gasto com seu pai, se o mesmo for seu dependente. Para lançar os rendimentos de seu pai como isento é necessário verificar a informação que o informe de rendimentos do INSS traz. Pois vem descrito se o rendimento da aposentadoria recebida é isento ou tributável.

Os rendimentos dos dependentes que forem inferiores ao limite de isenção devem ser lançados na declaração do principal?
José Alberto Garcia - São Bernardo
Os rendimentos dos dependentes possuem campos próprios para serem informados, tanto os tributáveis, quanto os isentos.

As perguntas foram respondidas por Glauco Pinheiro, sócio-proprietário da Candinho Assessoria Contábil, de Santo André, e diretor da AESCSA (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Santo André). O leitor pode mandar perguntas para o e-mail impostoderenda@dgabc.com.br ou por carta – que deve ser enviada para a rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, cep 09090-900. As cartas devem conter nome completo, endereço e telefone de contato do contribuinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;