Internacional Titulo
Hamas afirma que demissão de Abbas era inevitável
Por Da AFP
06/09/2003 | 13:35
Compartilhar notícia


Um alto funcionário do movimento islâmico radical palestino Hamas estimou neste sábado que a demissão do ministro palestino, Mahmud Abbas, era "inevitável", pois seu governo foi imposto pelos Estados Unidos e por Israel. "Consideramos que a criação deste governo foi um erro estratégico, já que se deveu a pressões estrangeiras e por conseguinte, seu fracasso era inevitável", disse Abdel Aziz Al-Rantissi.

"Esta demissão vai comprometer os interesses do povo palestino, como já aconteceu quando o governo foi criado", acrescentou Rantissi. "A demissão de um governo cuja composição não levava em consideração a opinião do povo palestino e a do presidente Arafat era inevitável", continuou.

Pressionado pelos Estados Unidos, que desejava marginalizá-lo, o presidente da Autoridade Palestina aceitou, em fevereiro passado, a criação do cargo de primeiro-ministro e nomear Abbas para o posto. A composição do governo, que entrou em exercício em abril passado, foi causa de enfrentamento entre Arafat e Abbas, especialmente na eleição do ministro do Interior, que controla os serviços de segurança.

Ainda segundo Al-Rantissi, Israel e Estados Unidos pediram ao primeiro-ministro palestino que desmantelasse a infraestrutura terrorista, especialmente a do Hamas e a da Jihad Islâmica, seguindo o "mapa do caminho", último plano de paz internacional.

Abbas havia dito na quinta-feira passada, diante do Parlamento, que se negava a tratar a oposição "com métodos policiais, preferindo o diálogo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;