Política Titulo Temendo derrota
Lauro negocia para fazer Zé Dourado presidente

Prefeito de Diadema costura pessoalmente acordos para tucano vencer sucessão de Maninho

Por Raphael Rocha
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), entrou pessoalmente no debate em torno da disputa pela presidência da Câmara para o próximo biênio (2015-2016). A fim de viabilizar a vitória do vereador Zé Dourado (PSDB) e abortar nova derrota do governo, o verde tem costurado apoio diretamente com integrantes da base aliada.

A movimentação visa amarrar, pelo menos, 12 votos pró-Dourado e garantir situação confortável caso alguém rompa o acordo – 11 apoios são suficientes para eleger o tucano. Pelos cálculos de Lauro, a chapa governista teria, de imediato, adesão dos quatro parlamentares do PV – Albino Cardoso, Zé do Bloco, Milton Capel e Lúcio Araújo –, dos dois do PSDB – Zé Dourado e Atevaldo Leitão –, de três dos quatro representantes do PR – Talabi Fahel, Zezito e Reinaldo Meira –, além da peemedebista Cida Ferreira.

Para fechar a conta, o prefeito deve enquadrar os dois parlamentares do PRB: João Gomes e Ricardo Yoshio. O último rompeu com o Paço neste ano (intermediou criação da CPI da Saúde), mas já teria acenado bandeira branca ao prefeito.

Do outro lado, o PT se movimenta para impedir que o governo vença a briga pela mesa diretora, marcada para ocorrer no mês que vem. Pelos corredores do Legislativo, os petistas já admitem abrir mão de lançar candidatura própria para apoiar Célio Boi (PSB). O bloco da oposição é formado pelos seis integrantes do PT, os dois do PSB (Boi e Vaguinho do Conselho), Luiz Paulo Salgado (PR). Os nomes do PRB estão na conta da ala de contrários a Lauro.

Os oposicionistas já reconhecem a possibilidade de Yoshio ou João Gomes recuarem e fecharem com o governo. “Possível mudança de postura demonstraria o quão esses vereadores dependem de cargos no governo”, comentou um parlamentar.

PLANO B
Petistas já têm se movimentado diante da disposição de Lauro em intervir na disputa. Se a ação do prefeito fizer efeito, os oposicionistas dizem ter plano B para emplacar nova derrota ao Paço. Em 2013, o vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), venceu a chapa bancada pelo governo, que tinha Boi como líder. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;