Setecidades Titulo Dia D
Campanha de vacinação contra a gripe é intensificada

Meta é imunizar 155 mil pessoas no Grande ABC

Thaís Moraes
do Diário do Grande ABC
20/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe promove hoje o Dia D. Das 8h às 17h, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de todo o País abrem suas portas para vacinar idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 2 anos, portadores de doenças crônicas e profissionais da Saúde. No Grande ABC, a meta é imunizar 555 mil pessoas.

O médico e professor de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC Adriano César Guazzelli garante que a ideia de que após a vacinação se contrai gripe é mentirosa. "A vacina contém fragmentos do vírus e menos de 10% da população imunizada apresenta efeitos colaterais. O que pode acontecer é a pessoa já estar infectada com o vírus, que fica encubado, e depois ficar gripada. É uma coincidência."

A vacina surte efeito 15 dias após a aplicação. Todos os anos as pessoas que compõem o público-alvo devem receber a dose, porque o vírus influenza está em constante mutação. "Depois que a vacinação começou, há uns 15 anos, as internações por complicações diminuíram", destacou Guazelli.

A dona de casa Ana Cristina Souza Araújo, 31 anos, está grávida de 9 meses e recebeu a imunização pela primeira vez. "Acho a campanha muito importante porque uma gripe pode complicar tanto a minha vida quanto a do bebê."

Com 80 anos, o aposentado Hermelino Bispo dos Santos, diz que depois que passou a tomar a vacina, não fica mais gripado. "Às vezes fico resfriado, mas gripado nunca."

Embora a imunização seja gratuita apenas para aqueles que se encontram vulneráveis a complicações, alguns laboratórios particulares disponibilizam as doses, que podem custar de R$ 60 a R$ 120.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;