Diarinho Titulo Pinturas
Registros ainda existem
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
24/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O hábito de registrar os acontecimentos surgiu há muito tempo. O que mudou ao longo dos anos foi o modo e o local em que é feito. Na Pré-História, o homem produziu gravuras e desenhos (também conhecidos como pinturas rupestres) nas pedras e paredes das cavernas. Acredita-se que os mais antigos, encontrados na Europa, tenham cerca de 30 mil anos. Hoje, esses registros servem como fonte de informação para estudiosos conhecerem mais sobre a época.

Os desenhos das cavernas de Lascaux, na França, são famosos pelo bom estado de preservação. Descobertas em 1940, calcula-se que as pinturas de animais e de caças tenham cerca de 17 mil anos. Na Espanha, a caverna de Altamira também é muito conhecida pelos seus registros. Os dois locais foram declarados patrimônios históricos da humanidade. Na América, as pinturas rupestres mais antigas têm 8.000 anos. No Brasil, Minas Gerais é o Estado com maior quantidade delas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;