Memória Titulo Memória
O Largo da Matriz ferido

Iniciamos a 3ª Semana São Bernardo, 2014, com o coração partido

Por Ademir Medici
05/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Iniciamos a 3ª Semana São Bernardo, 2014, com o coração partido. O que foi feito do Largo da Matriz? “Nossa praça mais querida hoje se assemelha a um imenso calçadão”, assinala a autora das fotos, Elexina D’Angelo.

“Com uma simples canetada, exterminaram a beleza de todo o conjunto, as árvores e nossa história”, acrescenta Elexina.

E é verdade. As fotos com a calçada de mosaicos foram tiradas em 12-11-2010. As fotos atuais, do mesmo ângulo, são de agosto último, o mês do aniversário oficial da cidade.

Afirma Elexina, e nós concordamos com ela: “Comparando com as fotos anteriores, podemos ver o descaso com que as autoridades tratam nosso patrimônio público”.

FESTA DA BOA VIAGEM – 6

O Largo da Matriz enfeitado

Bateu um sol tímido na manhã de ontem, e o Largo da Matriz da Basílica-Matriz de São Bernardo amanheceu enfeitado com tiras azuis e brancas para a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Depois choveu, voltou a aparecer o sol, fez frio, garoou, e a decoração resistiu, antecipando a Procissão dos Carroceiros do próximo domingo.

HOJE

Às 19h, missa do tríduo em preparação à festa da padroeira de São Bernardo, na Basílica-Matriz. Às 19h30, terço luminoso na Paróquia São Geraldo Magella, com a participação das dez comunidades da Nova Baeta.

A Paróquia do Jardim Petroni fica à Rua Itamarati, 158.

A Basílica-Matriz no Largo da Matriz, Centro.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 5 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5615

Primeira página – Walter Demarchi, prefeito em exercício de São Bernardo, propõe aumento de 40% e trimestralidade ao funcionalismo.

Santo André – Fundada a Associação dos Vendedores Ambulantes e do Comércio Eventual de Santo André.

Grande ABC – Em debate a decoração natalina.

Em 5 de setembro...

1914 – primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os alemães marcham sobre Paris.

- Estação de São Bernardo, hoje Centro de Santo André, organiza a Comissão de Socorros, de ajuda às famílias operárias desamparadas.

1969 – Inaugurado o Grupo Escolar Cidade dos Meninos, em Santo André.

Santos do dia

Madre Teresa de Calcutá (1910-1997). Bem-aventurada. Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade.

- Bertino

- Eudócio

- Herculano

- Justiniano

Hoje

- Dia da Amazônia

- Dia do Oficial de Justiça

- Dia do Irmão

Em defesa do arquivo público – 19

A militante dos arquivos

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

Sempre estive, desde o início da carreira, ligada aos arquivos. Sou uma militante dos arquivos. Compreendi muito cedo que tudo isso tinha a ver com construção de democracia e cidadania. Isso me encantou e deu um sentido elevado para o meu trabalho.

Eu podia estar às voltas com um documento antigo, ou às voltas com um processo qualquer atual e eu via significado por trás daquela ação imediata.

Quando você enxerga significado no seu trabalho, ele deixa de ser trabalho. Ele faz sentido. Você não acha que está perdendo tempo dedicando sua vida a ele. Ao contrário: você acha que está construindo alguma coisa. Uma coisa grande, uma coisa importante. Mesmo que seja uma peça pequenina.

Amanhã, a 20ª aula

Vamos construir uma catedral? 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;