Política Titulo São Bernardo
PCdoB e Marinho divergem sobre Pasta de Esportes
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
10/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O PCdoB volta a dar dor de cabeça ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). Após endurecer o jogo na eleição para a presidência da Câmara, a sigla almeja ter o controle da Pasta de Esportes e Lazer, comandada atualmente por Carlos Tadeu Costa, que substituiu o petista José Luiz Ferrarezi, eleito vereador em outubro.

O debate fica por conta do titular da Pasta. O diretório municipal do PCdoB quer indicar alguém de São Bernardo, mas o prefeito tem preferência por um representante da executiva estadual da legenda.

O PCdoB elegeu dois vereadores em outubro: José Walter Tavares e Martins Martins. Na eleição para a presidência da Câmara, a bancada comunista cogitou apostar em Tavares. Sem conseguir se articular com outros partidos, aderiu à candidatura de Tião Mateus (PT), eleito com folga presidente da Casa. Tavares foi indicado para ser o vice-presidente, porém abriu mão para presidir a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo.

A exemplo do pleito para o comando da Câmara, Marinho cuida pessoalmente da composição da equipe de governo para o segundo mandato.

O prefeito trabalha para não desagradar o PCdoB, principalmente para evitar a criação de um grupo independente na Câmara. Dos 28 parlamentares, 20 estão na base governista.

No seu primeiro mandato, o petista teve relacionamento turbulento com o Legislativo, embora ele refute a teoria. Em 2009, início de sua gestão, demorou dez meses para ver aprovada sua reforma administrativa. À ocasião ele não contava com maioria na Câmara.

Em 2010, desta vez com governistas dominando a Casa, Marinho foi surpreendido pelo surgimento de um bloco independente. Essa ala paralela articulou e emplacou a eleição de Hiroyuki Minami (PSDB) para a presidência da Câmara no biênio 2011-2012.

Se o diálogo com o PCdoB não avançar, Marinho tem plano B encaminhado. Ele reconduziria Ferrarezi à Pasta de Esportes e, desse modo,garantiria mandato de vereador para Matias Fiúza, primeiro suplente do PT.

 

EXPECTATIVA

O anúncio dos demais secretários de Marinho será feito amanhã. Outros partidos aliados do petista, como PMDB e PSB, esperam ter participação no primeiro escalão do segundo mandato do petista.

O chefe do Executivo já anunciou parte do secretariado, mantendo praticamente toda a equipe da primeira gestão.

Por enquanto, a única mudança ocorreu na Secretaria de Governo, com o retorno de José Albino (PT) à Pasta, substituindo Maurício Soares (PT), futuro presidente da Fundação Criança.

A expectativa fica por conta da possível extinção da Pasta de Coordenação Governamental, que era comandada por Tarcísio Secoli (PT), próximo secretário de Serviços Urbanos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;