Internacional Titulo No Irã
Exportações de petróleo caíram 40% após sanções
08/01/2013 | 03:41
Compartilhar notícia


O ministro do Petróleo do Irã, Rostam Qasemi, admitiu pela primeira vez que as exportações de petróleo caíram 40% devido às sanções do Ocidente, rompendo com as negações anteriores sobre o impacto da pressão internacional.

 

Nos últimos nove meses "tem havido um declínio da ordem de 40% nas vendas de petróleo e queda de 45% na repatriação dos ganhos com petróleo", afirmou Qasemi, como reportou a agência de notícias ISNA.

 

No ano passado, as nações ocidentais aplicaram sanções ao setor energético iraniano a fim de pressionar Teerã a abandonar seu controverso programa nuclear. A União Europeia proibiu a compra de petróleo do Irã, enquanto que suas vendas para a Ásia foram atingidas por uma proibição da União Europeia sobre o seguro para o transporte do insumo iraniano, além das sanções dos EUA impostas contra o banco central de Teerã.

 

Peritos independentes e legisladores iranianos afirmaram que as exportações de petróleo caíram pela metade, de pelo menos 2,2 milhões de barris por dia no ano passado para cerca de 1 milhão de barris diários neste ano. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;