Política Titulo Teatro
S.Caetano reformará teatro Paulo Machado

Com verbas do Ministério da Cultura, Paço também prepara intervenções na Fundação das Artes

Por Júnior Carvalho
Especial para o Diário
27/07/2014 | 06:48
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano prepara reforma geral do Teatro Paulo Machado de Carvalho. O secretário de Cultura do município, Jander Cavalcanti (PMDB), afirmou que aguarda apenas o fim da eleição para iniciar as intervenções. A legislação eleitoral veda a transferência de recursos a partir do terceiro mês que antecede o pleito.

“Estivemos com a Marta (Suplicy, ministra da Cultura) e apresentamos o projeto de reforma do teatro. É só questão de passar a eleição que a gente inicia a reforma”, declarou Jander, em entrevista exclusiva ao Diário. Segundo o secretário, a União repassará R$ 1 milhão ao município. O valor também será utilizado para a reforma da Fundação das Artes, que está prestes a completar 50 anos. “A Fundação precisa passar por adaptações de acessibilidade”, completou o peemedebista.

Outro projeto que o Paço tem em curso para colocar em prática depois da corrida eleitoral é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Cultura. A proposta do governo federal amplia a oferta de cursos de formação profissional na área cultural. “Nossa intenção é abrir vagas para cursos de fotografia, cinema e música”, frisou o secretário, ao destacar que a proposta só depende do aval da Secretaria do Estado da Educação, responsável por cadastrar a Fundação das Artes no programa.

Jander destacou que a ideia da administração do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) é de transformar o município em polo cultural, aproveitando que a cidade é destaque no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal do País – a pontuação do município em 2013 foi de 0,862, índice considerado como alto desenvolvimento. “São Caetano tem solo fértil para ter grande referência cultural na região. Não sei se foi por falta de vontade política ou miopia política, mas não enxergaram esse cenário favorável à questão cultural”, disse.

Para justificar o fomento à cultura no município, Jander mostrou números que revelam o alto público em espetáculos e atividades culturais realizadas em São Caetano. Desde janeiro de 2013, 431.269 pessoas passaram pelos equipamentos culturais da cidade. Atualmente, além do Teatro Paulo Machado e da Fundação das Artes, o município dispõe do Teatro Santos Dumont.

“São Caetano tem massa crítica importante na área cultural. Você tem três teatros, tem ainda escola de teatro como a Fundação das Artes. Entretanto, as atividades realizadas não eram o suficiente para o que a cidade exigia, pelo alto IDH que o município possui”, avaliou Jander.

PLANO MUNICIPAL
No ano em que a cidade completa 137 anos, o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura foram aprovados a fim de estabelecer metas para o setor para os próximos dez anos e organizar o recebimento de recursos externos, por meio dos governos federal e estadual. “Não importa quem esteja no governo, as ações serão pautadas pelo plano”, pontuou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;