Economia Titulo Bancos
Bancários da região param 130
agências no sétimo dia de greve

Maior parte dos bancos fechados foi em S.Bernardo, onde se
concentrou a mobilização do Sindicato dos Bancários do ABC

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
25/09/2012 | 07:05
Compartilhar notícia


Houve paralisação ontem em 130 agências bancárias na região - ou seja, 35% do total de 370 -, com 1.750 trabalhadores, os quais representam 23% do total de 7.500 nos sete municípios, informou o Sindicato dos Bancários do ABC. A maior parte dos estabelecimentos fechados foi em São Bernardo, onde se concentrou a mobilização da entidade.

Segundo o presidente do sindicato, Eric Nilson, apesar de o percentual de adesões ao movimento ainda ser pequeno, tem aumentado desde que a greve teve início, há sete dias. "Começamos com 45 agências paradas, vamos sempre ampliando, a ideia é ir num crescente", afirma. As paralisações vão prosseguir. A Contraf-CUT (Comando Nacional dos Trabalhadores do Sistema Financeiro), do qual Nilson faz parte e que conduz as negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), aguarda que a entidade patronal apresente nova proposta. A primeira e única feita pela federação (6% de reajuste) ocorreu no dia 28 de agosto. A categoria reivindica índice de 10,25% (reposição da inflação mais aumento real de 5%).

PROBLEMAS - Para muitas pessoas que foram em busca dos serviços dos bancos ontem em São Bernardo, foi possível obter o atendimento, para saques e depósitos, por exemplo, por meio dos caixas eletrônicos. No entanto, alguns clientes sentiram dificuldades com a paralisação. "A greve coincidiu com o fato de o meu banco colocar mais limites de uso mensal dos caixas eletrônicos", disse o engenheiro Edmar Reis. A farmacêutica Eliane Araújo, por sua vez, reclamou que não conseguiu pagar uma conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;