Palavra do Leitor Titulo Artigo
Paz e justiça para 2014
Do Diário do Grande ABC
13/01/2014 | 08:08
Compartilhar notícia


Artigo

Outro ano acaba de nascer e o sol forte, mesmo intercalado com a chuva, o jacatirão florido e o flamboaiã espalhando vermelho pelas calçadas dizem-me que 2014 será bom. Por isso, não desejo muito de 2014. Peço apenas o possível: crianças na escola e velhos assistidos, ou seja, Educação e Saúde neste nosso Brasil e por todo este mundão de Deus; trabalho para todas as pessoas e alimento na mesa de todos, em qualquer lugar; ética e honestidade em todos as atividades do ser humano, principalmente na política e conscientização geral de que precisamos preservar a natureza para que haja futuro.

Que saibamos cuidar do nosso meio ambiente. Que paremos de desmatar, que possamos diminuir a poluição, para que nossos filhos e netos possam ter mundo viável mais adiante. Não quero, para todos nós, filhos de Deus, felicidade instantânea e fácil. Quero felicidade conquistada, verdadeira e merecida. Felicidade perene. Quero sorriso no rosto das pessoas, mas não sorrisos tristes. Quero sorrisos iluminados, pejados de fé e esperança, que se não os houver, não haverá vida. Quero luz no olhos de toda a gente, faróis a apontar o caminho. Quero paz no coração de todo ser humano, quero carinho a semear ternura, quero canção em todos os lábios, a propagar a fé.

Quero pedir aos homens, principalmente aos que detêm o poder, o fim das guerras, que o seu coração foi feito para abrigar a paz, e seus lábios, suas mãos e seus olhos foram feitos para disseminá-la. O homem não foi feito para deter o poder em suas mãos e com este poder destruir seu semelhante. Peço à Força maior que rege o universo que erradique do coração do homem a ganância, a inveja, o ódio, a indiferença. Não estou pedindo nada impossível, tudo o que peço pode se tornar realidade, se todos quisermos. E precisamos querer, para que este ano que se inicia seja bom, seja melhor que os anteriores. Para que os nossos sonhos possam continuar, para que possamos ter esperança de realizá-los.

Felizmente, somos teimosos e não perdemos a esperança no futuro. Haveremos de ter sempre essa esperança abençoada que nos impulsiona a viver. Então, estamos impregnados de esperança e de desejo de paz para iniciar o ano. Precisamos iniciar outra era, a era da paz, da honestidade, da conscientização, da justiça verdadeira. Utopia? Sonho? Mas o sonho é esperança! Se não tivermos sonhos, o que será da esperança? E o sonho e a esperança podem e devem nos levar à realização. A poesia aguça a nossa capacidade de amar, de sermos solidários, de preservar a vida e a natureza, de cultivar a paz. E precisamos disso para iniciar 2014.

Luiz Carlos Amorim é coordenador do Grupo Literário A Ilha em Santa Catarina, ocupa a cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras, editor de conteúdo do portal Prosa, Poesia & CIA e escritor.

Palavra do leitor

Saúde na UTI
A situação da Saúde em São Bernardo está realmente na UTI! A forma como estão fazendo os atendimentos no PS Central é ‘crime’. Mudaram a recepção e estão atendendo no pronto infantil, que foi dividido e tem triagem. Após a burocracia, ou encaminham para atendimento médico ou, nos casos em que há necessidade, medem pressão e o procedimento é o mesmo. Os hipertensos são encaminhados com as mesmas fichas de outros procedimentos e não estabelecem a prioridade que o caso requer. Já houve óbito no ‘corredor da morte’, porque os médicos atendem pela ordem e não por prioridade e sequer analisam as fichas para identificar a natureza dos casos, não sei se por falta de experiência ou profissionalismo mesmo. O mesmo procedimento está nas UPAs e UBSs, além de não ter especialistas nessas unidades. Surpreende porque colocam na TV uma coisa de primeiro mundo e, na prática, é casa do terror. Sem falar do HC, inaugurado parcialmente e que também não funciona. Vereadores, saiam de seus gabinetes e fiscalizem melhor os atos do Executivo. Andem mais pela cidade. A situação é alarmante.
Luizinho Fernandes
São Bernardo

Brasileirão
Com toda essa confusão criada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva não será surpresa se nenhum time cair à Segundona. Afinal, duvido que rebaixem o Fluminense, já que ‘tudo’ é ‘tramado’ em seu quintal, o Rio de Janeiro.
Vitor de Arruda Fernandes
Santo André

Maranhão
A ganância do ser humano pelo poder é tão grande que tem gente que não consegue enxergar o tamanho do problema em que está se metendo. Faz alianças até com o inferno em busca de seu objetivo, esquecendo-se de que o preço disso, mais cedo ou mais tarde, será cobrado com juros, correção e multa. A ameaça de intervenção federal no Maranhão, com suas consequências em ano eleitoral, é apenas amostra da saia justa imposta pela família Sarney à presidente Dilma. Quem se alia ao capeta, fica fedendo a enxofre.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Desaposentadoria
Trabalhador acima de 60 anos, depois de aposentado, continua trabalhando porque gosta ou precisa? Hoje com 66 anos, trabalho depois de aposentado. Sinto-me cansado, não pelo fato de trabalhar, mas sim pela humilhação. Estou tentando na Justiça a troca do meu benefício, ou seja, valor justo por tanto tempo na ativa. Infelizmente, nós, trabalhadores e aposentados, confiamos demasiadamente no governo. Lula criticava severamente Fernando Henrique Cardoso por pisar e arrochar o salário dos aposentados. Hoje, posso afirmar com convicção que a dor da traição é pior que xingamento. Votei pelo PT e milhares de aposentados, trabalhadores e seus familiares assim o fizeram. Estamos sendo apunhalados pelas costas, estão tramando de todas as formas, colocando obstáculos em todos os sentidos para impedir a troca de benefício. Nós sabemos que o senador Eduardo Suplicy e mais dez políticos corruptos e hipócritas estão por trás disso tudo. O aposentado, seus amigos e os familiares darão a resposta na eleição. Esses políticos são piores que bandidos.
Manoel Matias da Silva
São Bernardo

Rodízio
As faixas exclusivas de ônibus da Capital mostram a ausência diária dos coletivos que por elas deveriam transitar, então, as multas pelo seu desrespeito passam a ser a consequência mais importante da sua implantação. O criativo secretário municipal de Transportes anuncia outra ideia para minimizar os congestionamentos, que é aumentar as áreas do rodízio municipal; que não apenas afeta à cidade que votou nessa administração, mas a todos os que trabalham ou têm de atravessar a metrópole, exceção dos veículos oficiais e de autoridades que permanecem com liberdade para o exercício de suas atividades ‘profissionais’, enquanto o restante dos que usam veículos próprios para seus deslocamentos tem cerceados seus direitos. Seguindo a mesma inspiração criativa, o prefeito poderia reeditar a Lei Mosaica, em seus mandamentos 6 e 8: ‘Não matar’ e ‘Não furtar’, assim, resolveria todos os problemas de Segurança, como assim pensa, com criatividade semelhante, estar resolvendo os de Mobilidade Urbana.
Ruben J. Moreira
São Caetano

Resposta
Sobre a carta do leitor Reginaldo Amaral dos Santos (Alarmante, dia 7), a Secretaria de Segurança Pública informa que as polícias Civil e Militar tiveram em 2013 ano com altos índices de produtividade. De janeiro a novembro, foram realizadas 7.233 detenções – 9,5% a mais que no mesmo período de 2012. No mesmo período, 7.366 carros furtados ou roubados foram recuperados e foram registrados 1.660 boletins de ocorrência de apreensão de drogas até novembro desse ano, resultado de série de operações. Dentre elas, apenas para ficar em um exemplo, pode-se destacar a prisão de quatro integrantes de importante facção criminosa, em 7 de novembro, pela Delegacia de investigações Sobre Entorpecentes de São Bernardo.
Secretaria de Segurança Pública
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;