Setecidades Titulo Transportes
Invadir faixa de ônibus
renderá multa em Mauá

Punição será aplicada a partir do dia 26 de janeiro; o
trecho reservado entrou em operação na quinta-feira

Cadu Proieti
Illenia Negrin
27/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Barão de Mauá, em Mauá, serão multados a partir do dia 26. A afirmação é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior.

De acordo com o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), o condutor que invadir o corredor durante o período de restrição terá de pagar R$ 53,20 pela infração, além de levar três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Ontem foi o primeiro dia de operação do sistema na cidade. O trecho reservado para o transporte coletivo tem cerca de seis quilômetros de extensão, nas pistas da direita. No sentido Centro, a faixa exclusiva funciona das 5h às 8h. Já no sentido bairro, das 17h às 20h. Fora desses horários, quaisquer veículos podem utilizar o trecho.

“Nosso objetivo é garantir que o usuário do transporte público chegue mais rapidamente ao seu destino. Esperamos triplicar a velocidade dos ônibus que trafegam por esse trecho”, explicou Paulo Eugenio.

De acordo com o secretário, nos horários de pico os coletivos circulam a 15 km/h na Avenida Barão de Mauá. A expectativa é que cheguem a 45 km/hora. Trata-se de uma das avenidas mais importantes da cidade, por onde circulam um terço dos itinerários e dos passageiros. “Vamos monitorar esse trecho para, em seguida, estender a experiência para outros pontos”, apontou.

O próximo será a Avenida Presidente Castelo Branco, segundo o secretário. Ele afirmou que, quando ambas as vias contarem com os corredores, 53% das linhas circularão com mais agilidade. Atualmente, cerca de três milhões de pessoas são transportadas por mês nos coletivos municipais.

ADAPTAÇÃO

As faixas exclusivas entraram em operação com falhas na sinalização. Em ambos os sentidos, as placas indicavam o mesmo horário de restrição, quando deveriam apontar a alternância – o problema foi corrigido ontem, antes das 17h.

Há nove placas em cada sentido, e próximo aos bairros de periferia a sinalização se torna mais escassa. Além disso, não havia pintura no solo indicando a exclusividade ao coletivo – no fim da tarde operários realizaram parte do serviço. Vagas de Zona Azul ainda estavam indicadas no trecho reservado, e obras de saneamento e recapeamento obstruíam a passagem de veículos em dois pontos. “Estamos corrigindo esses problemas pontuais. Faremos isso ao longo desse mês de adaptação”, justificou o secretário.

Média de cinco carros por minuto desrespeita regra na cidade

Aproximadamente cinco carros por minuto desrespeitaram a nova regra do transporte público de Mauá ontem. Durante a tarde, a equipe do Diário foi até a Avenida Barão de Mauá e flagrou vários veículos circulando na faixa exclusiva para ônibus das 17h às 20h, horário em que é proibida a passagem de automóveis de passeio no trecho demarcado para coletivos que vão do Centro ao bairro.

Em apenas cinco minutos, foram contabilizados 24 motoristas infratores, além de seis ciclistas passando pela área proibida. No mesmo período, quatro ônibus municipais trafegaram pelo local.

Por conta do desrespeito à regra, quem estava no ponto não sentiu diferença no tempo de espera pelo ônibus no primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva para transporte coletivo. “Acho que está a mesma coisa de antes, não deu para ver se melhorou ou não. Por enquanto, não senti benefício com isso. Temos de esperar passar um pouco de tempo para ver se vai ser bom”, comentou a doméstica Vania Auxiliadora Lobo, 48 anos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;