Setecidades Titulo Saúde
David Uip quer transformar Mário Covas em hospital universitário

Na prática, unidade já recebe alunos da FMABC, mas contaria com verba federal para ser administrada

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/05.09.2012/DGABC


Uma das metas da gestão do recém-empossado secretário de Estado da Saúde, David Uip, para o Grande ABC é transformar o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, oficialmente em hospital universitário da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Na prática, a unidade de Saúde já recebe alunos de Medicina e residentes em suas dependências mas, se aprovada como hospital universitário, contará com verbas do governo federal.

Os valores dos recursos são definidos com base no porte da unidade, inserção no SUS (Sistema Único de Saúde), taxa de ocupação e permanência nos leitos e produção científica, entre outros. Conforme o MEC (Ministério da Educação), desde que o programa foi criado, em 2010, foi repassado R$ 1,9 bilhão aos hospitais para aquisição de equipamentos e realização de reformas.

Uip garante ainda que visitará o hospital em breve. “O Mário Covas estava na minha primeira lista de unidades a serem percorridas. Porém, técnicos da secretaria identificaram que outros equipamentos estavam com problemas mais urgentes e vamos começar por eles.” Os primeiros hospitais gerais a serem visitados, segundo o secretário, serão os de São Mateus, Ferraz de Vasconcelos, Taipas e Bauru.

A visitação faz parte da política de Uip de identificar os problemas da área da Saúde in loco. Conforme o secretário, ir às ruas será a marca de sua gestão. “É assim que se cuida de gente. Precisamos de investimento e modernidade sim, mas contato é insubstituível.”

O secretário também promete aprimorar o plano de carreira dos médicos e integrar as 13 áreas ligadas à Saúde. “Ninguém trabalha sozinho. Vamos beneficiar a todos.”

APOIO

Ainda no Grande ABC, o infectologista e professor titular da FMABC destaca que a Pasta estadual contará com o reforço do médico Geraldo Reple Sobrinho, ex-superintendente do Mário Covas que foi nomeado para o cargo de coordenador dos hospitais de administração direta do governo do Estado. “O Geraldo também conhece a região, assim como eu, o que facilita muito. O Grande ABC é uma região mais fácil de lidar que o restante do Estado, porque é mais moderno e conta com mais recursos.”

SÃO BERNARDO

Já sobre o Hospital de Clínicas de São Bernardo, que aguarda resposta do Estado para solicitação de verba de R$ 23 milhões para conclusão das obras, Uip é cauteloso. “Conheço o local e trata-se de um hospital municipal construído quase em sua totalidade com verbas do governo federal.”

Em visita em maio à região, o antecessor de Uip, Giovanni Guido Cerri, afirmou ver com bons olhos a questão. “O prefeito (Luiz Marinho – PT) já levou o pleito ao governador (Geraldo Alckmin – PSDB). Vamos discutir em conjunto a capacidade de investimento nesse hospital. A visita mostrou que a unidade está bem desenhada e vai contribuir muito para a Saúde da região.”

O atual secretário garantiu que sentará com o governador para analisar o pedido. A meta da Prefeitura é entregar o complexo em dezembro, após quatro adiamentos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;