Setecidades Titulo Depois dos protestos
Polícia inicia
investigação de
motorista atirador

Objetivo é identificar homem em Fiesta azul-escuro que baleou jovem na Rodovia Anchieta

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
03/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Polícia Civil de São Bernardo iniciou ontem o trabalho de investigação para identificar o motorista do Fiesta azul acusado de atirar no pizzaiolo Lucas Fontana de Moraes, 18 anos, na segunda-feira, no km 17 da Via Anchieta, durante a manifestação que era realizada no local.

Segundo o depoimento de uma testemunha ouvida pela polícia, o jovem estava no canteiro lateral da via quando o motorista não atendeu o pedido dos manifestantes para parar o trânsito na pista expressa sentido Litoral, acelerando e derrubando algumas pessoas. Quando grupo mais exaltado tentou chutar o veículo, ele abaixou o vidro e fez disparo com a arma que portava.

Moraes foi atingido no ombro esquerdo, encaminhado ao Pronto-Socorro Central da cidade e depois transferido para um hospital particular na Zona Sul da Capital.

“As pessoas só relatam terem visto o carro, mas nenhum dos amigos (do jovem) conseguiu anotar a placa e nos passar alguma informação ou característica do motorista”, disse a delegada Telma Regina Violi Preto, titular do 5º DP (Paulicéia) da cidade, responsável pela apuração do caso.

“O carro estava todo insulfilmado. Não tinha como ver nada dentro, só escutamos o tiro”, completou o também pizzaiolo Ervolino Neto, da mesma idade, que é amigo da vítima desde a infância – cresceram juntos no bairro Assunção – e o acompanhava na manifestação.

O jovem disse à polícia que o amigo só foi ao protesto por causa de uma reforma na pizzaria onde ambos trabalham. “Na hora ele sequer sabia que havia sido alvejado. Só quando corremos é que ele viu que estava sangrando e parou”, completou. “Podia ter acertado em qualquer um que estava ali.”

Apesar de não correr o risco de ficar com sequelas, Moraes deverá ficar internado em observação por uma semana. O hospital anunciou que ele não precisará fazer uma cirurgia.

Para Neto, o ocorrido deve servir para fazer com que os manifestantes tenham mais atenção com os vândalos. “Precisa ter mais consciência, direcionar melhor o foco. Tem muitas pessoas que estão ali para tirar fotos ou vandalizar, não para mudar o Brasil”, disse.

Apesar disso, o jovem garantiu que continuará participando dos atos de protestos realizados na região.

A gente estava ali de cara aberta e limpa, sem máscara e sem esconder nada. Mais do que nunca vou para cima nos protestos, pedir por mudanças no nosso País. Não é atirando que vão fazer com que a gente desista”, completou.

Bando aproveita trânsito para promover arrastão no Jardim Silvina

Além dos saques realizados por manifestantes no Centro de São Bernardo, pessoas que tentavam voltar para casa pela Via Anchieta e ficaram presas no congestionamento gerado pelo protesto dos carreteiros foram vítimas de arrastão realizado por pelo menos três jovens armados na altura da Avenida José Fornari, no Jardim Silvina.

Ao menos quatro ocorrências foram registradas por pessoas que foram vítimas do bando. Paradas no trânsito, elas foram surpreendidas e tiveram de entregar seus pertences, em ações que ocorreram entre 20h e 23h.

“No meu caso eles usaram uma moto vermelha. Bateram no meu vidro, apontaram o revólver e tive que entregar todos os meus pertences”, disse um gerente de vendas de 48 anos. A investigação será feita pelo 6º DP (Baeta Neves) local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;