Cíntia Bortotto Titulo
Carreira solo ou corporativa?

Conheça os prós e contras das duas

Cíntia Bortotto
09/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Muitas pessoas, insatisfeitas com seus empregos, decidem abrir mão da carreira corporativa e investir em carreira freelancer. Algumas profissões, como designers, jornalistas, profissionais de TI e outros, têm essa possibilidade. Você já pensou nisso? Para investir nesta jornada, em primeiro lugar, é preciso saber exatamente o que se quer. Quanto quer ganhar? O que valoriza no ambiente de trabalho? Como lida com a insegurança financeira? Quando você não é empregado sob o regime de CLT ou com um contrato que tem recorrência, provavelmente você terá meses em que ganhará muito e meses em que ganhará pouco. Como é lidar com isso? Você tem outra pessoa que pode pagar as contas fixas caso o dinheiro não entre? Você tem disciplina e está disposto em se organizar para que o sonho de ser freelancer dê certo? Estas são algumas perguntas que servem como primeira análise para saber se deve-se investir em carreira mais autônoma.

Normalmente quem tem perfil adequado para ser autônomo é quem tem boa capacidade de organização, disciplina, capacidade relacional para conseguir trabalhos, seja com clientes ou em rede de contatos, capacidade comercial e de adiar a recompensa e maturidade para lidar com a frustração.

Mas o que leva pessoas a deixarem trabalhos em regime de CLT? O principal ponto é a gestão. Pesquisas comprovam que empregados deixam o chefe e não a empresa. Portanto, boa gestão pode fazer a diferença entre a pessoa querer ficar ou querer sair. Outro ponto é se os valores da empresa condizem com os do colaborador e finalmente se este tem oportunidade de aprender e crescer naquela instituição. De maneira direta, a seguir enumero vantagens e desvantagens de cada um.

 

VANTAGENS DA CARREIRA SOLO

Flexibilidade de horário; possibilidade de se investir no que realmente é seu diferencial; ver o valor agregado de seu trabalho a cada venda e serviço prestado.

DESVANTAGENS DA CARREIRA SOLO

Trabalhar mais sozinho; se preocupar em se atualizar sem contar com o apoio de uma empresa; tem que buscar trabalho constantemente (prospecção); e insegurança financeira

VANTAGENS DA CARREIRA CORPORATIVA

Trabalhar com mais pessoas e contribuir em equipe; segurança financeira; plano de desenvolvimento é compartilhado.

DESVANTAGENS DA CARREIRA CORPORATIVA

Horário rígido; disponibilidade total durante o período do contrato; competição acirrada; faz atividades nas quais se destaca e que são inerentes à função, mesmo que não se destaque.

E aí? Em qual perfil você mais se encaixa para encontrar sua plenitude profissional? Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;