Setecidades Titulo
Região ganha mais dois DPs 24 horas
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
12/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Duas delegacias vão funcionar durante 24 horas a partir de terça-feira na região, por conta da chegada de 36 novos delegados plantonistas.

Haverá plantão permanente no 1º DP de Diadema, no Centro, e retornará o atendimento integral no 2º DP de São Bernardo, no bairro Rudge Ramos. Este último funcionava em horário comercial desde abril de 2006, por causa da falta de profissionais. Com isso, dos 28 DPs no Grande ABC, 11 passarão a ser 24 horas.

Em Diadema, a única delegacia que fazia plantão era o 3º DP, no Jardim Santa Rita, no mesmo prédio onde funciona a delegacia seccional. A partir de terça-feira, moradores do Centro, da Vila Conceição, do Serraria, do Jardim Inamar e do Eldorado podem fazer boletim de ocorrência no 1º DP durante o horário noturno e aos sábados, domingos e feriados.

“Cinco delegados, que chefiarão cinco equipes, serão responsáveis pelo atendimento à população”, afirma o delegado seccional de Diadema, Sérgio Abdalla. O 2º DP de São Bernardo atenderá, além de Rudge Ramos, os bairros Taboão e Paulicéia.

Dos 36 novos delegados, 12 irão para Diadema, oito para Santo André, oito paraSão Bernardo, dois para São Caetano, três para Mauá e três para Ribeirão Pires (veja quadro ao lado). Os novos profissionais serão apresentados na segunda-feira na sede do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), que abrange a Região Metropolitana. Na terça-feira, começam a trabalhar nos distritos.

Com a chegada dos profissionais, espera-se que o esquema de folga dos delegados nos plantões seja normalizado. Atualmente, muitos afirmam trabalhar mais que o previsto para cobrir a defasagem. “Esperamos melhorar o atendimento para a população. Com mais equipes trabalhando, os delegados ficam menos sobrecarregados”, afirmou o delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos dos Santos, responsável também por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

TREINAMENTOAs delegacias que ganharam mais delegados foram o 1º DP e o 3º DP de Diadema, além do 2º DP de São Bernardo, com cinco delegados cada. No total da Capital e da Região Metropolitana, são 204 novos delegados. Após o concurso, todos passaram por nove meses de treinamento na Acadepol (Academia da Polícia Civil).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;