Economia Titulo
Trabalhar estressado rende menos
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Horas extras, ar-condicionado com defeito, atraso da reunião, chefe exigente. Não importa o motivo, quando se está estressado no ambiente de trabalho, qualquer razão é suficiente para acabar com o bom humor.

A diretora e psicóloga do Instituto Saber, empresa de recursos humanos, Márcia Dolores Rezende explica que hoje, o estresse faz parte da rotina de muitos profissionais. "Lidar com esse mal da vida moderna significa estar mais preparado para o mercado e denota maturidade profissional", destaca a especialista.

Com o mercado cada vez mais competitivo, as exigências aumentam e há necessidade de mais atenção e dedicação. Conforme a psicóloga as empresas observam muito a postura que o funcionário toma ao conviver com esse mal da modernidade. "Se a pessoa transforma a situação em um transtorno isso é altamente prejudicial. Porém se desenvolve uma percepção de desafio possivelmente os resultados serão de qualidade".

Para evitar esse mal, Márcia explica que é preciso, em primeiro lugar, identificar a causa do problema e destacar os pontos que a desencadeiam. A partir desta informação, o trabalhador pode definir como quer lidar com a situação. Mas no caso de uma equipe inteira estressada, é preciso que o líder possa sanar o problema. "É preciso preparar melhor o time para lidar com as variáveis presentes no negócio para que toda adversidade se transforme em oportunidades", explica.

Possibilidades - Como não há meios infalíveis de combater o estresse, a psicóloga aconselha políticas de saúde e bem-estar que possam proporcionar apoio e equilíbrio para o capital humano. "Os benefícios dessa iniciativa são inúmeros. Esse investimento na saúde dos profissionais aumenta a rentabilidade, afinal pessoas felizes e satisfeitas produzem mais. O bem-estar traz idéias mais criativas proporcionando saídas inovadoras e reforçando o conceito de empreendedorismo", explica a profissional.

Outra alternativa é o treinamento aliado a PNL (Programação Neurolinguística). Márcia usa esse método para ensinar as pessoas a como criar e manter padrões de pensamento favoráveis. Ela mostra que é possível atingir metas e mudar o comportamento apenas transformando a mente. "O treinamento e a PNL são ferramentas poderosas que dão ao profissional a capacidade de utilizar sua neurologia de forma mais prática e funcional, aproximando do que ele quer, evitando desperdício de energia", explica.

A especialista defende que um profissional em pleno bem-estar pode influenciar o ambiente de trabalho de forma positiva e ser um agente multiplicador de criatividade e ações bem-sucedidas. "A PNL voltada ao mundo corporativo visa essa união entre bem- estar e resultados. Um colaborador influencia o sistema sempre, então a empresa que investir em como esse profissional irá influenciar, sairá na frente e terá um diferencial", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;