Internacional Titulo
Julgamento de Saddam Hussein tem nova audiência
Da AFP
12/09/2006 | 07:24
Compartilhar notícia


O julgamento do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e seis colaboradores, acusados de genocídio pela repressão à população curda em 1987 e 1988, recomeçou nesta terça-feira em Bagdá com o depoimento de um curdo que relatou a tragédia.

Durante o início da audiência, a quinta no Alto Tribunal Penal iraquiano que julga os sete co-acusados por terem ordenado e colocado em prática as campanhas de repressão Anfal, o curdo descreveu um ataque de 1988 contra sua cidade e o desaparecimento de sua mãe e irmãs.

As estimativas são de que até 180 mil pessoas morreram na região do Curdistão, norte do Iraque, entre 1987 e 1988, durante estas campanhas.

No depoimento, Ghafur Hassan Abdallah relatou que após a queda do regime de Saddam, em 2003, foram encontrados os documentos de identidade de sua família em um ossário de Mossul. Ghafur Abdallah não escondeu a alegria de ver o ex-ditador sentado no banco dos réus. "Felicidades Saddam, você hoje está atrás das grades", disse.

Os sete co-acusados estavam presentes na sala do tribunal, incluindo Ali Hassan al-Majid, conhecido como Ali Químico por seu papel nos bombardeios químicos de áreas civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;