Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 15 de Junho

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Setecidades

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Diocese de Santo André publica carta aberta aos jornalistas

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Mensagem lembra o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, mesma data do Dia Mundial da Saúde


Aline Melo
Do Diário do Grande ABC

07/04/2021 | 16:30


Em celebração ao Dia do Jornalista, comemorado hoje, 7 de abril, a Diocese de Santo André publicou uma carta aberta aos jornalistas. Assinada pelo Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo coordenador do Departamento de Comunicação, Padre Tiago Síbula e pelo vice-coordenador do Departamento de Comunicação, Padre Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, a missiva destaca o empenho e dedicação de sempre dos jornalistas, em especial no momento atual em que vivemos a pandemia de Covid-19, “onde a comunicação alçou voos inimagináveis e tornou-se um serviço essencial”, destaca a carta.

Os autores afirmam que não é por acaso que o Dia do Jornalista é celebrado na mesma data em que se comemora o dia da saúde. “Isto serve para recordar-nos que os comunicadores, a seu modo, são também heróis, assim como os profissionais da saúde. São heróis ao combater a ignorância, as fake news, que também são um vetor de morte, diante da pandemia global que estamos vivendo.”

Os três religiosos encerram a carta citando que tal qual o Apóstolo André, que segundo a Bíblia foi um dos primeiros apóstolos a anunciar a Boa Nova, os jornalistas e comunicadores auxiliam na multiplicação das notícias “tão necessárias ao nosso povo.”

Confira abaixo a carta na íntegra:

Carta aberta aos Jornalistas
Neste dia em que fazemos memória de nossos caros amigos jornalistas, queremos agradecer por todo o empenho e dedicação de sempre, em especial neste tempo que vivemos, onde a comunicação alçou voos inimagináveis e tornou-se um serviço essencial.

Não é a toa que o dia do jornalista é comemorado no dia da saúde. Isto serve para recordar-nos que os comunicadores, a seu modo, são também herois, assim como os profissionais da saúde.

São herois ao combater a ignorância, as fake news, que também são um vetor de morte, diante da pandemia global que estamos vivendo. São herois ao levar a informação para dentro de inúmeros lares ao redor do mundo, são herois ao viver constantemente o "Vinde ver", tema do 55º Dia Mundial das Comunicações, que vai acontecer em 16 de maio próximo.

Nossos caros jornalistas e comunicadores são como o Apóstolo André, um dos primeiros discípulos a anunciar a Boa Notícia aos seus. Assemelham-se a Santo André também, ao auxiliar na multiplicação das notícias tão necessárias ao nosso povo.

Como agradecimento a tudo quanto fazem, meditamos neste dia especial a Oração que conclui a mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações Sociais: “Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, e partir à procura da verdade. Ensinai-nos a ir e ver, ensinai-nos a ouvir, a não cultivar preconceitos, a não tirar conclusões precipitadas. Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém, a reservar tempo para compreender, a prestar atenção ao essencial, a não nos distrairmos com o supérfluo, a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade. Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo e a honestidade de contar o que vimos.”

Com carinho, rogamos a Deus e oramos pela vida de cada jornalista, desde os que saem a campo, os que estão nas redações, bancadas de telejornal, enfim, cada qual vivendo sua vocação de comunicar. Deus os abençoe e multiplique seus dons!

Abraços fraternos e nossa bênção,

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo da Diocese de Santo André

Padre Tiago Síbula
Coordenador do Departamento de Comunicação

Padre Marcos Vinícius Wanderlei da Silva
Vice coordenador do Departamento de Comunicação 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;