Economia Titulo
Chupa Chups suspende atividades no Brasil
Da AFP
21/05/2003 | 15:10
Compartilhar notícia


A multinacional espanhola de doces Chupa Chups decidiu reduzir suas atividades internacionais por causa da queda de 17% em suas vendas no ano passado. A empresa não funcionará mais no Brasil e reduzirá sua presença no México e na China.

Em comunicado, a companhia atribuiu a situação a fatores "exógenos" como a "diminuição da confeitaria tradicional em benefício da confeitaria sem açúcar", a intensificação da concorrência e uma "deterioração" da situação econômica em alguns mercados relevantes como Estados Unidos, México, Brasil e China.

A companhia também anunciou "uma redução da capacidade industrial global". Isso significa o fim das operações industriais no Brasil e a redução da capacidade de produção instalada no México e na China.

Chupa Chups, que na terça-feira anunciou o fechamento de sua fábrica de Bayonne (França), interrompeu suas operações industriais no Brasil, onde contava com dois centros de produção terceirizados, e reduzirá progressivamente sua capacidade de produção na fábrica de Toluca (México), que atravessa um momento de redução de atividade.

Na Espanha, a multinacional eliminou este ano 80 empregos temporárioss em sua fábrica de Villamayor, que possui 150 funcionários fixos. Além disso, demitiu 20 empregados, entre fixos e eventuais, na fábrica de Sant Esteve Sesrovires, que possui 250 funcionários.

A multinacional, que exporta 90% de sua produção, não descarta a possibilidade de adotar novas medidas se o fechamento da fábrica de Bayonne não compensar o excesso de capacidade produtiva na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;