Internacional Titulo
Angela Merkel poderá liderar democratas-cristaos alemaes
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 16:20
Compartilhar notícia


Angela Merkel, uma alema oriental com apenas 10 anos de experiência política, aparece como a mais provável próxima dirigente do principal partido conservador alemao. A ascensao de Angela Merkel foi facilitada pelo escândalo de fundos clandestinos junto com acusaçoes de suborno e lavagem de dinheiro que atingiram a Uniao Democrata-Crista, que custou votos ao partido e deixou em má situaçao a velha geraçao de dirigentes partidários.

Nesta segunda-feira, os dirigentes recomendarao um sucessor para o ex-presidente da UDC Wolfgang Scheuble, obrigado a renunciar por causa do escândalo, e se prevê que Angela Merkel será eleita. A decisao final caberá aos delegados ao congresso do partido, marcado para abril.

Outros dirigentes foram citados como possíveis candidatos, mas despertaram pouco interesse ou se afastaram da disputa, aparentemente para nao ficar no caminho da popular Angela, aclamada nos atos da base partidária.

Ministra do gabinete quando Helmut Kohl era chanceler, Angela Merkel foi a primeira a romper publicamente com ele quando estourou o escândalo. "Acho que a democracia só vive se for fiel à lei e ao estado de direito", disse Angela em recente entrevista. "Principalmente porque vivi 35 anos sob uma ditadura", acrescentou.

O crescimento de Angela Merkel é notável especialmente por se dar em um partido tradicionalmente dominado por patriarcas anticomunistas, como Konrad Adenauer e Kohl, onde as mulheres tendem a se ocupar com o que os alemaes chama de três K: "kinder, kueche, kirche" (crianças, cozinha, igreja).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;