Cultura & Lazer Titulo
Choronas tocam em São Caetano
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
09/02/2006 | 08:07
Compartilhar notícia


A tradição e a sensibilidade marcam o trabalho do grupo As Choronas, que se apresenta nesta quinta-feira, às 20h, no Sesc São Caetano. Formado pelas musicistas Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão) e Roseli Câmara (percussão), o conjunto bebe na fonte da música popular brasileira ao tocar ritmos como o baião, maxixe, samba e choro.

No repertório, clássicos de todas as épocas como Carinhoso (Pixinguinha), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa), A Rita (Chico Buarque) e Brejeiro (Ernesto Nazareth). Os ingressos custam entre R$ 4 a R$ 10.

Na estrada há 12 anos, o grupo tem dois CDs gravados e um extenso currículo de apresentações em espaços culturais de São Paulo e outras cidades brasileiras. O primeiro álbum, Atraente, foi gravado em 1999, após As Choronas terem sido contempladas com a Linc (Lei de Incentivo a Cultura) e receberem o patrocínio do Governo do Estado de São Paulo para o projeto Música Instrumental Brasileira nas Escolas – Show Pedagógico. O disco recebeu elogios entusiasmados da crítica especializada e ajudou na consolidação do grupo entre os melhores na categoria música instrumental.

Em 2001, o quarteto participou da montagem da opereta A Noiva do Condutor, de Noel Rosa, compondo a Orquestra Feminina de Câmara. Na mesma época, a convite da Embaixada do Brasil no Peru e da produtora Diva, fez uma temporada no Teatro Satchmo, em Lima. Dois anos depois, a convite do navio japonês Azuka Cruise, realizou apresentações no trajeto Lisboa-Rio de Janeiro e lançou o segundo CD, Choronas Convida.

Os shows de lançamento foram promovidos no Festival Avante, em Lisboa, e no Sesc Pompéia, em São Paulo. Este último concerto contou com a participação do Grupo Madeira de Vento, Alceu Maia, Rosana Bergamasco, Aleh Ferreira, entre outros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;