Economia Titulo
Reino Unido em recessão com queda do PIB no 1º tri
25/04/2012 | 06:43
Compartilhar notícia


O Reino Unido entrou em recessão no primeiro trimestre deste ano, uma vez que a austeridade e a fraca demanda por suas exportações para a zona do euro cobraram seu tributo. Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, o PIB encolheu 0,2% nos três meses encerrados em março, após contração de 0,3% no trimestre final de 2011. Um país está tecnicamente em recessão após dois trimestres consecutivos de queda na produção.

A última vez que o Reino Unido entrou em recessão foi no auge da crise bancária global de 2008, da qual emergiu no terceiro trimestre de 2009, após cinco sucessivos trimestres de contração econômica.

O retorno da recessão vai fornecer munição aos opositores do programa de austeridade do ministro das Finanças, George Osborne, um agressivo programa de altas de impostos e cortes de gastos destinados a fechar um persistente déficit orçamentário que os críticos dizem que vai estrangular o crescimento do país.

O quadro vai também levar a economia do país a percorrer difícil caminho em 2012 para atingir as previsões de crescimento do FMI e do Escritório de Responsabilidade Orçamentária, um órgão independente que abastece o governo com projeções econômicas. Ambos preveem que a economia do país vai expandir 0,8% este ano. As informações são da Dow Jones




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;