Internacional Titulo
Exército iraniano mata dez próximo à fronteira turca
Por Da AFP
30/05/2007 | 11:24
Compartilhar notícia


Dez "contra-revolucionários armados" foram mortos pelo Exército iraniano durante uma operação em uma região na fronteira com a Turquia e de maioria curda.

"As unidades de operação da base de Seyed ol-Shohada conseguiram matar na segunda-feira 10 contra-revolucionários armados na região de Salmas, durante uma operação destinada a garantir a segurança nesta zona fronteiriça", assegurou um comunicado das Forças Armadas, divulgado pela agência Isna.

"As operações de limpeza continuam na região", acrescentou o comunicado.

A região de Salmas se encontra a poucos quilômetros da fronteira turca.

As Forças Armadas iranianas já travaram violentos confrontos com rebeldes curdos na mesma região em fevereiro passado.

O Irã anunciou que quase 50 rebeldes curdos morreram nestes enfrentamentos entre o Exército e os militantes do Pejak, partido separatista curdo iraniano ligado ao PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), da vizinha Turquia.

Os serviços de segurança iranianos anunciaram em março a detenção de 207 "contra-revolucionários" na região durante os 12 meses anteriores.

A província do Azerbaijão oeste, que faz fronteira com Turquia e Iraque e acolhe grande quantidade de curdos, há mais de um ano é o cenário de confrontos armados freqüentes entre tropas iranianas e militantes curdos, principalmente do Pejak.

O governo de Teerã acusa regularmente Estados Unidos e Grã-Bretanha de ajudar grupos armados pertencentes às minorias religiosas e étnicas, concentradas nas províncias que fazem fronteira com o Irã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;