Palavra do Leitor Titulo
Comitê de tributos para melhor gestão

Não é de hoje que vemos pesquisas que mostram o aumento do pagamento das multas decorrentes das obrigações fiscais...

Por Dgabc
04/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Comitê de tributos para melhor gestão

Não é de hoje que vemos pesquisas que mostram o aumento do pagamento das multas decorrentes das obrigações fiscais. Análises mostram que a maioria das empresas brasileiras toma decisões fiscais pelos setores separadamente, sem que haja questionamento em relação às repercussões. O resultado são as contingências e o desperdício de economias fiscais. Uma das etapas mais importantes para o acompanhamento e monitoramento das atividades tributárias da empresa é a formação de ‘comitê especializado que garanta a integridade tributária da empresa'.

Basicamente formado por integrantes da área de escrituração fiscal, gestor contábil e gestor de TI, o comitê se encarregará de verificar a adequação e adaptação de normas tributárias da empresa. Pode ainda convidar integrantes de outras áreas que, porventura, tenha impacto na mudança a ser implementada consolidando o planejamento tributário. Acredito que o ideal sejam reuniões mensais ou, extraordinariamente, se houver alguma alteração significativa na legislação que exija a adequação mais imediata dos procedimentos internos.

Entre as tarefas do comitê estão o monitoramento das regras tributárias pertinentes à sua atividade de negócio, e como as mesmas serão desenvolvidas e aplicadas na prática dentro da organização. A imposição advinda das normas tributárias sempre vem acompanhada de prazos e artigos de penalidades pelo não cumprimento. Nesse prisma o comitê gestor tem como principal atributo acompanhar durante as reuniões como está o desenvolvimento para que a implementação esteja no prazo previsto, evitando assim as famosas multas que afetam diretamente o resultado da empresa.

Outra responsabilidade do grupo é a divulgação aos responsáveis e o treinamento dos colaboradores da área fiscal. Assim, o profissional da empresa estará antenado sobre as mudanças e poderá participar do evento obtendo e transferindo o conhecimento para os demais profissionais das áreas envolvidas na mudança. O comitê de tributos se reportará a uma diretoria e divulgará o status e retroplanning de todo o processo de desenvolvimento, facilitando decisões e adaptações nos processos impostos pela legislação.

Se a empresa tomar essas precauções principais, muito provavelmente obterá êxito na estratégia de reduzir licitamente sua carga tributária, possibilitando resultados imediatos no seu fluxo de caixa.

Carlos Angelini é consultor fiscal.              

Palavra do Leitor

Ademir Medici - 1

Belíssima reportagem na edição do dia 2, e meus cumprimentos pelo reconhecimento do seu trabalho ao longo dos seus 25 anos de dedicação à história memorialista de nossa região. Este Diário e a nossa sociedade sabem reconhecer o seu valor. Parabéns e boa sorte.

Sérgio Lazzarini, São Bernardo

Ademir Medici - 2

Folgo saber que este prestigioso Diário prestou justa homenagem ao jornalista e escritor Ademir Medici, paladino incansável em prol da memória do Grande ABC. Admiro sobremaneira o nobilíssimo Ademir Medici por sua lisura e transparência e sempre muito atencioso com seus leitores. Espero ter a prerrogativa de ler a página Memória do dia 2 de setembro de 2037. Saudações memorialistas!

João Paulo de Oliveira, Diadema

Ademir Medici - 3

Parabenizo o jornalista e memorialista Ademir Medici pelo seu jubileu de prata. Vinte e cinco anos de bons serviços prestados. Esta é a síntese do seu trabalho. A simpatia e o jeito simples de escrever sua coluna diária nos têm cativado ao longo de todo esse tempo. Obrigado, Medici, por não deixar no esquecimento tantos fatos e nomes de nosso Grande ABC.

Eunice Gallo, São Caetano

Apesar de você...

Apesar de o governo financiar os invasores do MST, o agronegócio continua dando grande contribuição ao Produto Interno Bruto, o qual seria negativo sem ele.

Humberto de Luna Freire Filho, Capital

Exemplar?

Realmente esta história do adolescente que abandonou a marginalidade para estudar é digna de elogios. E só! Não vamos promovê-lo a celebridade, como fizemos com aquela senhora que frequentava faculdade com roupas impróprias para local de ensino e hoje é uma ‘artista'. Parece que neste País é preciso fazer algo de errado para ser valorizado. Quantos alunos, filhos de trabalhadores, fazem cursos com dificuldades e nunca tiveram reconhecimento algum? Talvez a pessoa que ele assaltou esteja, por força do que passou na mão dele, necessitando de mais apoio do que ele. Chega de inversão de valores!

Orlando Wohnrath Júnior, Santo André

Só três anos

Todo ano de eleição municipal as obras são iniciadas ou finalizadas visando agradar à população para receber votos. A sociedade já percebeu que os administradores trabalham no primeiro ano, após eleitos, em retribuição aos votos recebidos, enquanto no segundo e terceiro anos nenhuma obra importante é realizada. Seria produtivo e inteligente que os mandatos políticos municipais durassem somente três anos, assim os administradores municipais e as Câmaras teriam pressa e realizariam obras e benfeitorias nas cidades.

Daniel Marques, Virginópolis (MG)

Santos Dumont

Parabéns, prefeito Aidan Ravin, de Santo André, pelo cuidado com nossos jardins e instalação dos aparelhos para exercícios físicos nos bairros. Gostaria que fizesse como foi prometido: a melhoria e embelezamento da Avenida Santos Dumont, com galeria de água para captação da que vem da Vila Assunção, começando da Rua Francisco Amaro, pois toda essa água acaba indo parar nas casas da Rua Jussiape e adjacências. Mais informações com os moradores dessa rua.

Carlos Gonçalves, Santo André

Espelho

A Prefeitura de São Bernardo está tão preocupada com a próxima eleição que não enxerga a sujeira à sua volta. Quem passa nas avenidas Luiz Pequini e Tiradentes indigna-se com a sujeira. Gente, está na hora de acordar. Mirem-se na limpeza da vizinha cidade de Santo André, mesmo na periferia, e sintam vergonha do governo atual são-bernardense.

Marina Aparecida Miguel, São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;