Internacional Titulo
Tribunal de Roma abre processo contra militar dos EUA
Por Da AFP
07/02/2007 | 13:05
Compartilhar notícia


Fontes judiciais informaram nesta quarta-feira que o Tribunal de Roma decidiu abrir processo contra o soldado americano de origem hispânica Mario Lozano. Ele é acusado de matar o coordenador do serviço secreto italiano no Iraque, Nicola Calipari, assassinado por uma patrulha americana em 2005 perto do aeroporto de Bagdá.

A decisão foi tomada pelo juiz para audiências preliminares Sante Spinaci, magistrado do tribunal romano. Lozano estava sob investigação desde dezembro de 2005 por homicídio culposo.

Nicola Calipari morreu no dia 4 de março de 2005 em Bagdá depois de ser alvejado por disparos americanos quando acompanhava a jornalista Giuliana Sgrena ao aeroporto da capital.

A repórter, do jornal italiano II Manifesto, havia acabado de ser libertada após o seqüestro por insurgentes iraquianos, que durou um mês. O caso gerou fortes tensões entre os dois países, aliados na ocupação iraquiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;