Diarinho Titulo Web
Fique esperto na internet
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
01/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Mentir na net é mais fácil porque não conversamos pessoalmente com alguém; assim, não dá para reparar em expressões do rosto ou gestos que denunciem a lorota. Por outro lado, informações duvidosas podem ser checadas em sites mais conhecidos. Mateus de Mello, 9 anos, de São Bernardo, sabe que precisa ficar esperto na web. "Qualquer um pode colocar o que quiser na internet. Por isso, nem sempre dá para confiar em tudo."

É importante desconfiar das informações e de páginas que, por exemplo, não mostrem o nome de quem escreveu o conteúdo e suas referências. Também precisa tomar cuidado com as redes sociais. Perfis falsos são comuns. Há adultos que os criam, fingindo ser crianças, para fazer mal. Internautas podem ainda divulgar notícias enganosas sobre outras pessoas.

Os spams (mensagens eletrônicas enviadas para o e-mail sem que tenham sido solicitadas) são mais uma forma de espalhar mentira na net. Alguns oferecem prêmios, solicitando informações pessoais de quem o recebeu. Muitos ainda caem nesse tipo de golpe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;