Cultura & Lazer Titulo
São Paulo convida a fotografar
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/09/2001 | 16:44
Compartilhar notícia


Desviar o olhar das pessoas para o Centro paulistano é a intenção do projeto Foto São Paulo – Uma Jornada Cívica e Fotográfica pela Recuperação do Centro. O evento recebe inscrições até quarta-feira, dia 12, dos interessados, amadores ou profissionais, em fotografar detalhes daquela região. Os participantes, em grupos ou individualmente, terão seus trabalhos exibidos em uma grande exposição coletiva, prevista para o mês que vem.

A maratona fotográfica acontecerá no próximo fim de semana (15 e 16). A largada oficial está marcada para as 9h de sábado, em um estande montado na Estação Júlio Prestes. Segundo a organização, já há mais de 2 mil inscritos.

“O objetivo é fazer com que as pessoas voltem a freqüentar e prestar atenção no Centro de São Paulo. Por isso foi escolhida a fotografia, que estimula o olhar”, diz o historiador José Roberto Walker, um dos coordenadores do evento.

Não se trata apenas de uma homenagem ao local, é também a oportunidade de apontar o que está deteriorado. “Precisamos ver o que está bonito e o que está ruim, mostrar o que tem de ser corrigido”, afirma Walker.

Alguns grupos serão coordenados por importantes profissionais da fotografia brasileira, como Claudio Edinger, Gal Oppido, João Kulcsar, Marlene Bergamo, Vidal Cavalcante e Penna Prearo, entre outros. Esses grupos funcionarão como workshops e serão dirigidos a pontos escolhidos pela organização. Entre eles: Theatro Municipal, praça da República, minhocão e casas noturnas. As lentes se voltam também para detalhes como o caos urbano, a gente do Centro e os moradores do Copan.

Cada participante terá o direito de enviar uma foto para fazer parte da exposição coletiva programada para acontecer de 6 a 28 de outubro, na Estação da Luz. O fotógrafo, se quiser, poderá doar seu trabalho ao MIS (Museu da Imagem e do Som).

O interessado deve ter seu próprio equipamento fotográfico e custear seus filmes e ampliação. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet (www.fotosite.com.br/fotosaopaulo). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3031-8769 e 3819-1313 ou pelo e-mail fotosp2@uol.com.br.

Os participantes podem integrar um dos grupos que serão comandados por fotógrafos profissionais, inscrever seus próprios grupos (por exemplo escolas, entidades e grupos esportivos) ou atuar individualmente.

Quem quiser ter seus filmes (35mm negativo colorido) revelados gratuitamente, pode entregá-los no estande da Papaphoto na Estação Júlio Prestes, ou levá-los diretamente ao laboratório Paparazzi (r. Pedroso de Moraes, 99, São Paulo), até o dia 21. A realização do evento é da Secretaria de Estado da Cultura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;