Economia Titulo Alimentação
Bairro Jardim se consolida como rota gastronômica

Em perímetro de um quilômetro da zona andreense existem pelo menos 25 estabelecimentos do ramo

Vinícius Claro
Especial para o Diário
27/11/2016 | 07:05
Compartilhar notícia
Denis Maciel


Tradicionalmente conhecido pelos bares e restaurantes da Rua das Figueiras, o Bairro Jardim vem se consolidando cada vez mais como um polo gastronômico de Santo André. Levantamento realizado pela equipe do Diário mostra que perímetro de um quilômetro, paralelo à já conhecida via, tem despontado como novo pool de comes e bebes, com atração cada vez maior de estabelecimentos comerciais do ramo.

Trata-se de quadrilátero formado pelas avenidas Dom Pedro II e Padre Manoel da Nóbrega, no trecho compreendido entre as ruas Catequese e das Esmeraldas. Nesse espaço, existem 25 comércios especializados em alimentação, o que dá média de um a cada 40 metros.

E, apesar do momento de recessão econômica, a quantidade de empreendimentos vêm crescendo. No último semestre, há seis novidades. Quatro lojas se estabeleceram no perímetro (Pizza Crek, B Factory Hamburgueria, Croasonho e Berlusconi Bar e Griglia) e outros dois fast foods estão em fase final de montagem: o Burger King deve abrir as portas no dia 30 e, o M.Chicken, até o fim do ano.

É válido lembrar que, em setembro, a Pizza Hut lançou filial na Rua das Figueiras. Embora fora do perímetro, está bem próximo. 

Para a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo, Silvia Okabayashi, fator que contribui para o boom de comércios do tipo é o estabelecimento do bairro como uma rota gastronômica.

Silvia, no entanto, destaca que a abertura de lojas não necessariamente indica melhora no cenário econômico. “A gente precisa de outros indicadores importantes, como dados de faturamento e número de empregados em casa local. Mas, só o fato de estarem abrindo já é importante, porque mostra que a economia está reaquecendo, e existe otimismo.”

DIVERSIDADE - Uma das novidades é a Pizza Crek, aberta há seis meses na Rua das Esmeraldas. O empreendimento é especializado em vender pizzas enroladas.

Para Eloi Gonçalves, franqueado master do Grande ABC para a marca, o chamariz do quadrilátero é a força do mercado existente no entorno. “Fizemos grande pesquisa para definir o local mais adequado, e o bairro Jardim se apresentou com a melhor relação entre o produto e o público-alvo.”

Gonçalves também destacou que é a região é marcada por faixa social com maior poder aquisitivo. “Mesmo assim, a aceitação no local foi geral e diversa, e aconteceu em velocidade muito grande.”

O empreendedor contou que realizou pesquisas cujos resultados indicaram que no bairro Jardim o setor corporativo está crescendo, Para a loja, isso é um fator positivo, principalmente para o serviço de delivery. “Falando em entrega, atendemos a cidade de Santo André e também São Caetano, pela localização próxima às avenidas Dom Pedro II e Industrial.”

A Pizza Crek é uma franquia que possui 15 lojas, e Gonçalves preferiu apostar fora da Capital. “Trata-se de produto único que as regiões distantes do grande Centro tem carência.” O empresário também afirma que estuda abrir outra loja na região, em algum shopping em São Bernardo. Neste caso, ele afirmou ter dúvidas se a aceitação pelo público será boa, por ser um produto de custo médio.

TRADIÇÃO - Mesmo com as novidades recentes, alguns estabelecimentos se destacam pela robustez que construíram durante o período de atividade. Um deles é o Boteco Maria, situado na esquina da Avenida Padre Manoel da Nóbrega com a Rua das Bandeiras.

Segundo o subgerente do Boteco Maria, Leonildo Rodrigues, a concorrência é normal, mas a casa se mantém por características como receptividade e aconchego. “Tratamos todos bem da entrada ao último café. Se a pessoa vier de bermuda, chinelo e regata terá o mesmo tratamento.”

Rodrigues disse que a crise inevitavelmente causou impactos ao bar, que teve queda em torno de 10% no faturamento. Mas, para ele, o resultado é positivo, já que tem amigos que trabalham em outros locais na Capital em que a retração do faturamento foi de 40%.

O Boteco Maria também integra grupo detentor do Fonte Leone Bar, na Rua das Figueiras, e pela B Factory Hamburgueria, inaugurada há dois meses ao lado do estabelecimento, na mesma via.

Segundo Rodrigues, a casa tem como alvo os filhos das pessoas que frequentam o Boteco Maria que, embora ficam em locais diferentes, estão colados. “Para início de operação, o resultado tem sido muito bom”, avalia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;