Contexto Paulista Titulo
Cidadania virtual dá acesso a serviços

Portal do governo estadual que reúne 33 aplicativos de 23 órgãos estaduais, o SP Serviços ultrapassou 5 milhões de downloads no início de outubro

Do Diário do Grande ABC
03/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Portal do governo estadual que reúne 33 aplicativos de 23 órgãos estaduais, o SP Serviços ultrapassou 5 milhões de downloads no início de outubro. O portal reúne em um único local os aplicativos gratuitos destinados ao atendimento de quem precisa de serviços públicos e quer obter a informação por um dispositivo móvel – smartphone ou tablet. Entre os apps disponíveis estão os serviços do Poupatempo para Agendamento, Guia de Serviços e Achados e Perdidos. Há também informações do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo ), Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Corpo de Bombeiros, AcessaSP, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urnbano) e parques estaduais, entre outros. A coordenadora de Inovação e Consulta do SP Serviços, Andrea Mihee Jin, destaca que o cidadão que quiser agendar um atendimento para tirar seu RG ou uma carteira de motorista basta entrar no celular, que faz rapidamente seu agendamento. Pode também consultar valor dos serviços e prazos para documentos. “Com a população cada vez mais adepta ao uso de celulares e tablets para acessar seus aplicativos preferidos, vem a calhar a opção de poder usar os dispositivos móveis também para acessar gratuitamente os aplicativos dos órgãos estaduais que oferecem serviços públicos variados, ao alcance de apenas alguns cliques”, justifica o portal do governo paulista.

Serviços
Desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do governo de São Paulo, o SP Serviços está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android. Dos 5,182 milhões de downloads feitos desde o lançamento, em junho de 2015, o sistema operacional Android respondeu por mais de 4,2 milhões de downloads, contra 905 mil baixados pelo sistema da Apple.

Araraquara à frente – 1
Com o objetivo de facilitar a medição da temperatura em ambientes que termômetros convencionais não alcançam, pesquisadores do Instituto de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no campus de Araraquara, desenvolveram uma sonda flexível feita de fibra óptica e vidro à base de dióxido de telúrio, com alta sensibilidade térmica e portátil. A pesquisa que deu origem à inovação foi premiada no 20º International Symposium on Non-Oxide and New Optical Glasses, na Rússia. “A premiação é um importante reconhecimento da comunidade científica internacional da área de vidros ópticos aos trabalhos que são desenvolvidos no Instituto de Química de Araraquara”, disse à Agência Fapesp o pesquisador responsável, Sidney José Lima Ribeiro.

Araraquara à frente – 2
A sonda termômetro óptico foi desenvolvida para operar em regiões de 5ºC a 50ºC, direcionada para aplicações biológicas e biomédicas, e de 50ºC a 200ºC, para uso em tecnologias onde temperaturas mais elevadas devem ser monitoradas. Entre as aplicações biológicas estão as cirurgias e terapias fotodinâmicas, que, em alguns casos, precisam do controle da temperatura durante o procedimento; já a calibragem para temperaturas superiores foi feita para uso em locais com risco de explosão, como gasodutos e oleodutos, ambientes inóspitos e tóxicos.

Italianos no Interior – 1
Os imigrantes vindos de diversas regiões da Itália que vieram trabalhar no Interior de São Paulo, a partir do final do século 19 e até o começo do século 20, não se reconheciam como pertencentes a uma pátria. Nas fazendas de café, trabalhavam junto com imigrantes portugueses e espanhóis, por exemplo, além de ex-escravos e seus descendentes que permaneceram nos locais após a libertação. O tema é abordado na última edição da revista Pesquisa, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Italianos no Interior – 2
O contato dos italianos com outras nacionalidades e etnias foi uma das razões que despertaram o desejo por uma identidade comum, uma italianidade, já que no Brasil não eram identificados pelas suas origens regionais. Em vez de calabreses, romanos, napolitanos ou vênetos, eram chamados de “italianos”. Esse processo de descoberta é estudado em quatro projetos de pesquisa e está descrito no livro Italianidade no Interior Paulista – Percursos e Descaminhos de uma Identidade Étnica (1880-1950), de Oswaldo Truzzi, professor dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e Engenharia de Produção da UFScar (Universidade Federal de São Carlos).

Saúde dos adolescentes
Outra reportagem interessante na revista Pesquisa (Fapesp) é sobre riscos cardiovasculares em adolescentes, avaliados em dois levantamentos nacionais com mais de 100 mil entrevistados. Um em cada quatro adolescentes apresentou excesso de peso (sobrepeso ou obesidade) e um em cada dez, hipertensão arterial. Além disso, um em cada cinco mostrou ter taxas acima do recomendável de colesterol total. Essas alterações metabólicas ampliam o risco de morte por infarto e favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Obesidade, inatividade física e tabagismo, também encontrado entre jovens em níveis que os especialistas consideram preocupantes, podem contribuir para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;