Eleições 2016 Titulo Rio Grande da Serra
Debate sobre Rio Grande virar estância turística volta à pauta

Candidatos e deputado analisam como fazer da
cidade polo turístico e receber recursos para área

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Sonho desde o início dos anos 2000, transformar Rio Grande da Serra em estância turística voltou à tona na Assembleia Legislativa e entre os agentes políticos da cidade.

O deputado estadual Luiz Turco (PT), de Santo André, conversou com o candidato do PT à Prefeitura de Rio Grande, Claudinho da Geladeira, que se debruça em alternativa para que o município receba recursos para explorar a área do Turismo. O prefeito Gabriel Maranhão (PSDB), postulante à reeleição, também acenou positivamente para fomentar a área.

Três projetos de lei foram apresentados na Assembleia para transformar Rio Grande em estância turística. Dois de autoria de Vanderlei Siraque (PT-Santo André) e um rubricado por José Bittencourt (PRB-Santo André). Todos foram arquivados – um em 2003, outro em 2008 e o último em 2015.

O governo do Estado, por meio do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), vinculado à Secretaria de Turismo, destina verbas para conservação turística dos municípios. Atualmente 70 cidades estão na lista de contempladas, entre elas Ribeirão Pires, a única do Grande ABC no rol. Pelo Orçamento vigente, a gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) separou R$ 306 milhões, valor repartido entre as prefeituras contempladas.

Na visão de Turco, o engessamento do aporte do Dade faz com que alternativas tenham de ser pensadas, uma vez que não há abertura para inclusão de municípios no bolo financeiro ofertado pelo Estado para ações turísticas.

“A proposta por enquanto está em stand by porque o governo do Estado não demonstra interesse em fazer com que novas cidades façam parte deste processo de se tornar estância turística. Muito por isso o Bittencourt e o Siraque não conseguiram avançar na discussão”, salienta Turco. O petista, em primeiro mandato, vislumbra debate sobre nomear Rio Grande como cidade de interesse turístico. “O prefeito precisa demonstrar interesse. O Claudinho já nos procurou para isso e essa conversa existe.”

O projeto de lei para transformar cidades em polos de interesse turístico foi enviada pelo governador à Assembleia em 2015. Pelo texto, até 11% do valor total dos impostos arrecadados nos municípios selecionados pela Secretaria de Turismo serão transferidos ao Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos, que, por sua vez, repassará verba para desenvolvimento de programas de preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

Maranhão mostrou disposição em avanço do debate de transformar Rio Grande em cidade de interesse turístico ou estância. “Investimos em infraestrutura. Maior desafio é oferecer a rede hoteleira. O Parque Linear (na Avenida José Belo) é um impulso para criar atrativos para o turista. Assim que concluirmos esse planejamento de infraestrutura, vamos poder mostrar para iniciativa privada que Rio Grande está vocacionada ao Turismo para poder haver construção de rede hoteleira e também sensibilizar o governo do Estado.”

Na chapa de Claudinho, além do diálogo com Turco, há aposta de parceria com a iniciativa privada. Quem lidera o pleito é Mauro da Autoescola (PTB), candidato a vice do petista. “Dia 28 de junho fizemos termo de compromisso para execução do projeto turístico pela Faculdade Anhanguera de São Bernardo, pelos alunos do curso de Turismo e Eventos, como projeto de conclusão de curso. Teremos condições para buscar recursos de parceria público-privada para execução dos pontos turísticos.” (Colaboraram Fábio Martins, Vitória Rocha e Leandro Baldini) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;