Nacional Titulo
Sociólogo Octavio Ianni morre aos 77 anos em São Paulo
Por Do Diário OnLine
05/04/2004 | 14:06
Compartilhar notícia


O sociólogo Octavio Ianni faleceu aos 77 anos na tarde de domingo, em São Paulo. Professor emérito da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), ele estava internado desde a semana passada no Hospital Albert Einstein. O corpo deve ser sepultado nesta segunda-feira em Itu, sua cidade natal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota afirmando que a morte de Ianni representa uma grande perda não só para a sociologia brasileira como para a luta em favor da justiça social no país. “Ianni deixa uma obra inspiradora para todos os que se empenham em favor da igualdade racial, da reforma agrária, do desenvolvimento e da soberania do Brasil”, diz o documento.

Nascido em 1926, Ianni se formou em ciências sociais na USP, onde fez mestrado, doutorado e livre-docência. Foi professor em universidades brasileiras e em outros países, como México, Estados Unidos, Espanha e Itália.

Ianni era apontado como um dos principais sociólogos do país, ao lado de Florestan Fernandes e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;