Política Titulo Cirurgia
Em Ribeirão Pires, Saulo demitirá Constantino na 2ª

Prefeito tentará estancar desgaste causado após secretário de Saúde realizar cirurgia em hospital público sem aviso prévio

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
22/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB), demitirá o secretário de Saúde, Gerson Constantino (PMDB), que na quarta-feira usou o Hospital e Maternidade São Lucas para realizar cirurgia plástica eletiva sem comunicar a direção do equipamento nem o governo. O chefe do Executivo se reunirá com o peemedebista na segunda e tratará da sua substituição.

A cúpula da administração ficou irritada pela forma como Constantino se submeteu ao procedimento – em hospital público. O Diário apurou que a Prefeitura já tinha conhecimento de que o secretário realizaria operação de ginecomastia na mama esquerda, mas ficou incomodada pelo fato de o peemedebista não ter sido atendido na rede particular, já que o secretário possui convênio médico.

O comunicado divulgado pelo Paço nas redes sociais relata que Constantino foi diagnosticado com ginecomastia e que, na quarta-feira, estava trabalhando na secretaria quando sofreu rompimento de um abscesso na região da mama esquerda e precisou ser levado às pressas para o Hospital São Lucas.

Integrantes do governo, porém, reconheceram nos bastidores que o equipamento (que atende apenas como maternidade à população) não tem estrutura física nem médicos para abrigar cirurgias desse tipo. Tanto é que a médica que operou Constantino Erika Fernandes Sales Amoroso trabalha na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) Santa Luzia e foi deslocada do posto para atender o secretário no São Lucas. O diretor técnico da maternidade, Flávio Andrade, também tomou conhecimento do caso só depois que Constantino se submeteu à operação e ficou preocupado com riscos de saúde que o secretário corria ao ser operado em local inapropriado.

O Paço também pretende analisar, a partir da próxima semana, as possíveis consequências aos profissionais envolvidos no episódio. Já Constantino, segundo apurou o Diário, não deve permanecer na administração na cidade. O governo já tem sido criticado pela precária situação do sistema municipal de Saúde, com falta de médicos e de leitos, e acredita que o ocorrido poderá respingar na imagem do prefeito, que tentará a reeleição em outubro.

ACORDO ELEITORAL
Ex-presidente do PSD e ex-secretário de Meio Ambiente do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, Constantino voltou para Ribeirão (foi vereador até 2012) em janeiro e integrou a gestão Saulo mesmo o comando do PSD ter orientado que o partido apoiasse Adler Kiko Teixeira (PSB), ex-prefeito de Rio Grande, na corrida pelo Paço de Ribeirão. O secretário perdeu a queda de braço, deixou o partido e se filiou ao PMDB. Em vez de disputar cadeira na Câmara, apoiará o irmão Moisés Constantino (PMDB) na disputa pela vereança. Internamente, o peemedebista era cotado para ocupar a vaga de vice na chapa de Saulo.

Procurado, Constantino não retornou aos contatos do Diário. O peemedebista já deixou o hospital e se recupera da cirurgia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;