Economia Titulo
Montadora de motos argentina planeja fábrica em Mauá
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/09/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A fabricante argentina de motocicletas Zanella estuda a montagem de uma unidade fabril em Mauá.

As conversas ainda estão no ínicio, mas há boas perspectivas. Nesta semana, o presidente da empresa, Walter Steiner, visitou a Prefeitura de Mauá e manifestou o interesse.

Atrativos como a proximidade do mercado consumidor da Região Metropolitana de São Paulo, a presença de um grande número de indústrias de autopeças no Grande ABC e as facilidades logísticas e de infra-estrutura (áreas disponíveis) foram destacados como pontos favoráveis do município para a instalação, segundo o empresário.

Steiner participou da visita em companhia de representantes da Export-Sul, que faz consultoria a empresas argentinas interessadas em prospectar negócios no Brasil.

Uma aproximação da Zanella com o Grande ABC ocorreu durante a Feira Regional da Indústria da Província de San Luis, na Argentina, em julho, quando diversos fabricantes de autopeças dos sete municípios estiveram presentes.

Nos contatos feitos na ocasião, a idéia inicial teria sido a importação de motopeças, entre outros fatores, por conta da crise energética argentina.

Segundo o presidente da Export-Sul, Gonzalo Varas, o plano evoluiu para a disposição em montar uma fábrica no Grande ABC, o que poderia fortalecer os negócios da montadora no País.

A companhia, que tem filiais nas cidades argentinas de Córdoba, San Luis e Buenos Aires, produz, além de motocicletas, bicicletas, quadriciclos e karts. A expectativa da empresa, segundo Varas, é atingir 10% do mercado brasileiro – previsão de um total de 1,5 milhão unidades em 2007, segundo dados da Abraciclo (a associação brasileira das montadoras de motocicletas).

Incentivos - Após esse primeiro encontro, o executivo da montadora deverá voltar a Mauá em breve. “Ficaram de agendar novos encontros para falarmos sobre os incentivos fiscais existentes hoje no município, para ajudá-los na instalação”, disse o secretário interino de Desenvolvimento, Edson Bertoni.

A empresa deverá agora elaborar um estudo de viabilidade econômica em relação à instalação no município. Deverá ainda, em outubro, participar do Salão Duas Rodas com um estande no evento, para ganhar visibilidade nesse mercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;