Memória Titulo Memória
Primário, admissão, ginásio...

O professor João Paulo de Oliveira estudou no antigo Grupo Escolar...

Por Ademir Medici
20/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O professor João Paulo de Oliveira estudou no antigo Grupo Escolar Professora Hermínia Lopes Lobo, em Santo André, de 1960 a 1964. Ali também fez o ginásio, de 1966 a 1970.

Naquele tempo, o ensino estabelecia os quatro anos do curso primário e os quatro anos do curso ginasial, optando-se, em seguida, pelos cursos que antecediam a universidade: o curso normal, o científico, o clássico, o de contabilidade.

No intervalo entre o primário e o ginásio havia uma espécie de vestibular. Era o curso de admissão ao ginásio, que João Paulo fez em 1965, na mesma Avenida Dr. Erasmo da Hermínia Lobo, três quadras depois do Grupo Escolar.

Pois bem, João Paulo de Oliveira leu as reminiscências de Vanderlei A. Retondo, aqui em Memória (Já Pra Diretoria, 6 de janeiro). E nos enviou uma série de fotos e o texto que se segue. Das fotos, publicamos as que vieram em boa resolução.

Uma fada, uma bruxa má...

Texto: Professor João Paulo de Oliveira

Gostei de ler as reminiscências do meu conterrâneo Vanderlei A. Retondo. Diferentemente dele tinha pavor do diretor, o saudoso professor Jairo.

O meu conterrâneo, o Vanderlei, cometeu um equívoco, porque a lição da Pata Nada era da inesquecível Cartilha Sodré.

Também fui aluno do saudoso professor Benedito. Lembro com muitas saudades das suas aulas e do seu bom humor. Nunca esqueci a forma como ele nos ensinou o que representava um metro quadrado, levando-nos no pátio e com uma régua de madeira e giz representou o metro quadrado no chão.

Também lembro das funcionárias operacionais, as senhoras Norma e Cleide ou Neide, que eram gêmeas e uma dela nos aterrorizava dizendo que se não nos comportássemos nos prenderia dentro de um armário onde eram guardados materiais de limpeza.

A saudosa primeira mulher do Sr. Demétrio era muito brava e uma vez nos deu a maior bronca, porque fazíamos algazarra na sala de aula, na hora do recreio. O casal tinha filhas gêmeas que estudavam conosco.

O Sr. Demétrio nos servia a merenda, quase sempre leite que eu não tomava, porque tinha um gosto horrível. Ele era muito querido por todos.

Também sinto muitas saudades da minha primeira e inesquecível professora Sirlei da Silva Brumatti, que me adentrou no fascinante e interminável mundo do conhecimento e mais parecia uma fada.

Fui reprovado no 2º ano primário e o trauma foi de tal ordem que não lembro o nome das incontáveis professoras que tive em 1961 e 1962. Somente lembro que uma delas era mulher do dentista do Educandário. Até hoje não entendo o motivo da minha reprovação, porque já nesta época eu era leitor voraz dos livros das lavras do Monteiro Lobato e Júlio Verne.

Em compensação, no 3º ano tive a professora Joanite, que eu detestava e parecia a Bruxa Má do Oeste. Agora somente restam as reminiscências.

Nota do Vanderlei Retondo

E não é que o João tem razão! A cartilha era mesmo a Sodré. Fiquei tanto tempo com o nome Caminho Suave na cabeça que não pesquisei a respeito e cometi esse deslize.

Desculpem a falha. Em tempos de Google, prometo não confiar tanto em minha memória.

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de janeiro de 1986 – ano 28, nº 6036

São Bernardo – Novo cemitério será no bairro dos Casa. Prefeito Aron Galante declara terrenos de utilidade pública para a construção da quinta necrópole da cidade.

Rio Grande da Serra – Município mostra potencial turístico. Reportagem de Flavio Soares da Fonseca, com fotos de Wilson Magão.

Estradas – Via Anchieta precisa de 150 bilhões de cruzeiros só em 1986 para obras e reformas. Reportagem de José Luiz Longo.

Hoje

- Dia do Farmacêutico

Santos do Dia

- São Sebastião. Nascido na França e educado em Milão, na Itália. Militar e cristão. Executado com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288, depois de sobreviver a flechadas por ordem do imperador romano.

Sebastião, Protetor da Humanidade, contra a fome, a peste e a guerra. No Brasil a devoção a ele é muito grande, sendo que muitas cidades e paróquias são colocadas sobre a proteção deste grande soldado de Cristo. Caso da Paróquia São Sebastião, a única de Rio Grande da Serra.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Fabiano, papa

- Mauro de Casena

FERIADO MUNICIPAL

- Em louvor a São Sebastião, hoje é feriado no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Braúna, Cardoso, Itaju, Palmital, Parisi, Piraju, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo, entre outras cidades.

- Em Rio Grande da Serra, a partir das 19h, haverá missa e procissão em louvor ao padroeiro São Sebastião.

Em 20 de janeiro de...

1556 – Publicada na Vila de Santo André da Borda do Campo uma ordem do governador geral do Brasil, Duarte da Costa, proibindo a todos aqueles que sem a sua licença “subissem serra acima a resgatar com o gentio”.

1916 – Câmara de São Bernardo elege a sua mesa de trabalhos para o presente exercício: na presidência, Augusto Gomes Pinto, do distrito de Santo André; na vice-presidência, Godofredo Genofre, do distrito de Paranapiacaba; como secretário, Serafim Constantino, de distrito de São Caetano.

- Reiniciadas as aulas do Grupo Escolar de Santo André, no prédio da Rua Senador Flaquer – onde está o Museu de Santo André, 100 anos depois.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A iminência da revolução na Grécia’.

1931 – Novo acidente no Caminho do Mar, em São Bernardo: tomba um caminhão. São feridos os dois ocupantes, moradores de Santos, o motorista Antonio Justino, 23 anos, e o operário Eduardo dos Santos, 20 anos.

1941 – Com o nome de Associação, é fundada a Liga Santoandreense de Futebol, cujo primeiro presidente foi o esportista Nicolau de Gennaro, ligado ao Primeiro de Maio FC.

- Criados o Ministério da Aeronáutica e a FAB (Força Aérea Brasileira).

1961 – John Kennedy toma posse na presidência dos EUA.

1971 – Alcan, com fábrica em Santo André, participa do consórcio que venceu concorrência internacional para fornecer equipamento para a construção do Metrô de São Paulo.

- Rubens Paiva é preso no Rio de Janeiro e desaparece. Engenheiro civil e político brasileiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;