Economia Titulo
Aftosa: Uruguai fecha fronteira com Argentina
Por Das Agências
24/03/2001 | 14:30
Compartilhar notícia


O Uruguai fechou na noite de sexta-feira, por 48 horas, a ponte José Artigas, que une o país com a Argentina, e militarizou sua fronteira como forma de prevenção a eventual entrada em seu território do vírus da febre aftosa, registrado no país vizinho.

O presidente uruguaio Jorge Batlle informou pessoalmente a decisão, que está em vigência desde as 21h30 (horário de Brasília), ao presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, que concordou com a medida e se comprometeu a trabalhar em conjunto para solucionar o problema, informaram neste sábado fontes oficiais.

A confirmação de 55 focos de febre aftosa em solo argentino, assim como outros 36 sob suspeita, também motivaram o governo uruguaio a militarizar suas fronteiras como forma de evitar que o vírus entre em seu território.

Nos últimos dias o Uruguay já havia proibido a entrada de vários produtos procedentes da Argentina, como couros e lãs sem estarem processados, grãos, frutas e verduras.

O ministro da Agricultura do Uruguai, Gonzalo González, declarou: “Não temos mais remédio a não ser aumentar os esforços. E isso é o que estamos fazendo para evitar a eventual entrada do vírus no país e defender o status de livre do mal sem vacinação”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;