Internacional Titulo
Fuzileiros dos EUA abrem fogo contra quatro civis em táxi; dois morrem
Do Diário OnLine
04/04/2003 | 02:13
Compartilhar notícia


Fuzileiros navais dos Estados Unidos (Marines) abriram fogo contra um táxi que transportava quatro civis iraquianos nas proximidades de um posto de checagem ao sul de Bagdá, nesta quinta-feira. Segundo a TV CNN, dois homens que viajavam nos bancos da frente morreram. Os passageiros do banco de trás (uma mãe e o filho de 2 anos) foram gravemente feridos. O caso mais delicado é o da criança, que levou tiros em várias partes do corpo – inclusive na cabeça. Mãe e filho foram operados num hospital militar americano no Iraque.

Foi o terceiro caso do tipo de fogo contra civis apenas nesta semana. Na segunda-feira, num posto de checagem em Najaf (sul), Marines mataram quatro mulheres e três crianças que viajavam em uma van. Na terça, um homem foi morto e outro foi ferido ao serem atingidos em uma picape que teria passado em alta velocidade numa barreira em Shatra (centro-oeste).

Nesse dois casos anteriores, o comando militar americano saiu em defesa dos soldados que mataram os civis. A alegação é que desde o último sábado – quando um carro-bomba foi detonado num posto de controle perto de Najaf e matou quatro soldados –, as medidas de segurança nas barreiras espalhadas pelo país foram reforçadas para evitar baixas entre os militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;