Setecidades Titulo
Radar reduz número de acidentes no ABC
Por Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
22/06/2003 | 19:20
Compartilhar notícia


As prefeituras do Grande ABC apontam uma redução nos índices de acidentes de trânsito nas vias que receberam radares, depois da instalação dos equipamentos, há cerca de dois anos. Embora a maioria das cidades registre um aumento na quantidade de ocorrências, caiu o número de acidentes nos locais onde os radares foram instalados, de acordo com secretários e diretores de trânsito.

“A estabilização ou um pequeno aumento nos números são positivos, porque de um ano para o outro temos um aumento médio da frota de veículos de 10%”, disse o superintendente da EPT (Empresa Pública de Transporte de Santo André), Epeus Pinto Monteiro. Os números apresentados por Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires são diferentes dos da PM (Polícia Militar) devido a critérios técnicos, segundo Epeus e o secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Gilberto Frigo. Em São Caetano, embora a frota seja de 152 mil carros, de acordo com o diretor de trânsito, Moacir Guirão, a administração não faz estatísticas de trânsito.

“A Prefeitura faz um levantamento mais aprofundado em relação à polícia”, disse Frigo. “O problema em se considerar apenas os dados da PM é que há casos de acidentes que não são registrados na polícia e, portanto, ficariam fora das estatísticas”, disse o secretário. Tanto Frigo quanto Epeus citaram outras fontes de dados para os números, como os hospitais e as Guardas Municipais.

Santo André tem hoje cinco radares móveis que operam em sistema de rodízio, quatro lombadas eletrônicas, 18 radares fixos e 20 detectores de infração a semáforos. De acordo com Epeus, o índice de autuações de trânsito no início da década de 90 era de 2% do volume de carros em cada via. Hoje, esse número é de 0,8%.

Para o diretor da EPT, os polêmicos radares – alvo de reclamações constantes de motoristas da cidade – apresentam caráter educativo. “Em 2001, tivemos um índice de 301 mortes para cada 10 mil veículos licenciados. Em 2002, esse número passou para 290”, disse Epeus.

A Prefeitura de São Bernardo possui um levantamento que relaciona diretamente mortes no trânsito à instalação dos radares. Pelo estudo, em 1997, quando chegaram os primeiros equipamentos, a cidade teve 130 mortes. Hoje, com 186 radares, o número é de cerca de 20 mortes por ano. “O trabalho do Centro de Reflexão do Trânsito (inaugurado em junho de 2000), aliado à fiscalização eletrônica, provocou a melhoria”, disse Frigo.

Em Ribeirão, a colocação de radares em três avenidas reduziu os acidentes, segundo a gerente de trânsito, Andrea Aquiles do Prado. A avenida Francisco Monteiro totalizou 176 acidentes, contra 121 no ano passado. Na rua Kaethe Richers o número de acidentes caiu de 51 para 34. Segundo a administração, a queda no índice de atropelamentos na Francisco Monteiro foi de 85%.

Melhorias – “Um fator importante são as melhorias que são feitas em uma via. Quando a avenida está em perfeitas condições, há uma tendência maior de acidentes”, disse o diretor de Transporte e Trânsito de Mauá, Renato Moreira. “Quando se esgotam os aspectos de sinalização, é necessário apelar à fiscalização”, disse. De acordo com Moreira, a cidade tem grande número de atropelamento de ciclistas. A administração pretende criar faixas exclusivas para bicicletas para reduzir esse tipo de acidente. A avenida Barão de Mauá foi campeã em atropelamentos no ano passado: 25 ocorrências.

Em Diadema, onde existem 29 radares e aplica-se uma média de 7 mil multas por mês, o maior problema é o fluxo de carros que apenas passam pelo local, vindos de outras cidades. “A avenida Fábio Eduardo Esquivel é o nosso maior problema, mas a situação vem melhorando desde a instalação dos equipamentos, em 2000, com campanhas educativas e introdução de temporizadores nos semáforos”, disse o diretor de Trânsito, José Eduardo Rosário dos Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;