Política Titulo Troca no 1º escalão
PSB busca mais espaço na administração Auricchio
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/11/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


Nos corredores políticos de São Caetano, são fortes os rumores de trocas de comando em Pastas como Saúde, Mobilidade, Meio Ambiente e Segurança Pública. Entre cargos políticos e técnicos do governo de José Auricchio Júnior (PTB), PPS, PV e PSB são partidos que buscam maior espaço na administração. Este último, por exemplo, vislumbra acordo para alcançar, se possível, outra cadeira do secretariado.

Para o vereador Sidão da Padaria (PSB), o momento é propício para troca de nomes. "Esse é o tempo adequado de corrigir erros para chegar bem em 2012. Dois anos deu para mostrar trabalho. E trocar secretariado dois meses antes do término do mandato a gente sabe que não surte efeito. É hora de se fazer balanço, ver o quadro evolutivo da qualidade dos titulares de algumas Pastas. O prefeito trabalha com pesquisas, ele sabe quem está desgastado."

O socialista defende destaque ao PSB em razão do bom momento vivido pela sigla tanto no País - elegeu seis governadores em outubro - quanto na cidade, uma vez que ocupa a segunda maior bancada do Legislativo. "Pleiteamos uma posição de destaque na mesa e condições para conseguirmos ajudar a administração de forma mais ostensiva. Ele é inteligente e não vai querer colocar em perigo a reeleição."

Já o correligionário Maurício Fernandes mencionou o desejo de estreitar a relação com Auricchio. "Não vejo isso como uma meta (secretaria), mas queremos melhorar o relacionamento com o governo. Atualmente, o Geová (Maria de Faria, presidente municipal do PSB) está à frente de uma secretaria (Serviços Urbanos) e sabemos que dá para trabalhar mais".

Fernandes enfatiza que o PSB pode e quer integrar de forma ampla o governo. "Que há espaço não tenho dúvida. Ajudaria a fortalecer a legenda, já que demonstramos lealdade ao Auricchio, vestimos a camisa. Buscamos o diálogo."

Geová não foi encontrado para comentar o assunto. Já o prefeito Auricchio preferiu não se pronunciar sobre o caso.

 

 

Sessão morna mira discussão do orçamento de 2011

 

 

 Sem projetos de grande relevância na pauta do dia na sessão de ontem, os vereadores de São Caetano pouco discutiram novas benesses para a cidade. Os parlamentares avalizaram, em segunda votação, os textos do Executivo que dispunham sobre a concessão de subvenções sociais e realização de repasses financeiros a entidades, além de contribuições a órgãos governamentais para 2011 e abertura de crédito no valor de R$ 6.000 cada a algumas instituições não governamentais ainda neste ano.

Os pares limparam a pauta no sentido de entrar na semana seguinte com foco no orçamento do próximo ano. Hoje, inclusive, haverá audiência pública para esclarecer à população e aos vereadores pontos da LOA (Lei Orçamentária Anual), que proverá a expectativa de investimento do Paço. O debate será aberto pela Secretaria Municipal da Fazenda no plenário do Legislativo.

O vereador Fábio Palácio (PR) enfatizou que a intenção primordial agora passa a ser a apreciação das perspectivas orçamentárias do município. "Até o fim do mês temos como prioridade discutir e aprovar o orçamento da cidade, que deve entrar na pauta em, no máximo, duas semanas. Então, neste momento estamos visando algo que, efetivamente, trará benefícios à sociedade."

Para o petista Edgar Nóbrega, a discussão maior também se volta ao orçamento, mesmo a Casa estando às voltas em tão evidentes debates sobre a presidência da Câmara. "Tradicionalmente, São Caetano discute as eleições da mesa dois dias antes da definição, que vai acontecer no dia 15 de dezembro. Antes disso, concentraremos o debate no orçamento." (Fábio Martins)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;