Economia Titulo Procon
Juro bancário sobe pelo terceiro mês consecutivo
Por
21/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As taxas de juros bancários para empréstimo pessoal e cheque especial subiram em julho pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com pesquisa da Fundação Procon-SP. Na modalidade de empréstimo pessoal, a taxa média foi de 5,42% ao mês, ante 5,28% em junho. Neste caso, as taxas de juros corresponderam a 88,37% ao ano. No cheque especial, a taxa média foi de 9,06% ao mês, ante 8,9% ao mês em junho. Nesta modalidade, as taxas de juros corresponderam a 183,13% ao ano.

Segundo o Procon, a elevação em julho foi bastante superior ao observado em meses anteriores. Um dos motivos foi a saída do banco Nossa Caixa da pesquisa, cujas agências que ofereciam as menores taxas da amostra foram incorporadas pelo Banco do Brasil. O Procon citou ainda a elevação da taxa básica de juros pelo Banco Central, que passou para 10,25% ao ano em junho.

Três das nove instituições elevaram suas taxas para empréstimo pessoal, e as demais mantiveram os juros estáveis. No BB, a taxa subiu para 5,28% ao mês; no Bradesco, para 5,46% ao mês; e no HSBC, para 4,87% ao mês. No mês, a taxa mais baixa foi verificada na Caixa (4,78% ao mês), e a mais alta, no Itaú e no Unibanco (5,86% ao mês). O Procon-SP considerou empréstimos com a duração de 12 meses e as taxas máximas pré-fixadas para clientes pessoa física não-preferenciais.

Dos nove bancos pesquisados, quatro elevaram os juros para cheque especial e cinco mantiveram estabilidade. No BB, os juros aumentaram para 7,75% ao mês; no Bradesco, para 8,36% ao mês; no Itaú, para 8,65% ao mês; e no Unibanco, para 8,65% ao mês. Em julho, a menor taxa foi encontrada na Caixa (7,15% ao mês), e a maior, no Safra (12,30% ao mês). Para o levantamento,foi considerado empréstimos com a duração de 30 dias e taxas máximas pré-fixadas para pessoa física não-preferencial. A pesquisa foi feita no dia 5 com BB, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú, Real, Safra, Santander e Unibanco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;